São Sebastião é celebrado em Porto Seguro e distritos

No dia 20 de janeiro foi celebrado São Sebastião – o santo protetor da peste, fome e guerra. Para festejar o padroeiro de Caraíva, todo o município se prepara com novenário, tríduo, subida de mastro e festejos diversos.

Em Porto Seguro, a Paróquia de São Sebastião realizou uma novena dedicada ao santo e terá ainda quermesse, procissão e puxada de mastro. Em Arraial, a paróquia realizou o tríduo e festejos, com direito a procissão com o santo, música e comida, e o Boi Bumbá.

Em Trancoso, a Casa das Festas do Povo de Trancoso também tem tríduo, com festeiros realizando a festa que dura até o sol raiar. Samba de Couro, dança, procissão e até o aniversário natalício do pároco fazem parte da programação.

Em Caraíva, os festejos já iniciaram no dia 1º de janeiro, com a retirada no Mastro da mata. No dia 6, Dia de Reis, foi a vez de decorar e erguer o mastro com o famoso samba na porta da Igreja e no dia 20, o padroeiro é saudado com 20h de festejos. Batizado, missa, procissão, almoço gratuito e bebidas, que este ano contou com a colaboração dos que quiseram festejar, além de diversas atrações musicais - samba, forró e bregão tem seu espaço na intensa programação.

Tradição

A nativa Sueli Cruz Silva, de 55 anos acompanhou os festejos de São Sebastião desde pequena, por intermédio de seu pai e hoje é ela quem ajuda a levar o legado de mais de 400 anos. “Com muita fé e esperança nós continuamos a festa. Hoje sou eu, amanhã são meus filhos e depois meus netos”, .

Leonardo dos Santos Silva, mais conhecido como Migué, é filho de Sueli e um dos perpetuadores dos festejos em Caraíva. “É um orgulho fazer parte dessa festa e me traz boas lembranças. Há 10 anos, sou eu quem monto o mastro. Meu filho Jonathan e minha filha Helena também já participam do festejo e estão seguindo a tradição”, explicou.

Jonathan e Helena, filhos de Migué já entendem a responsabilidade e se divertem com isso. “Apesar de ser uma responsabilidade, é muito legal”, disse o menino. “Eu gosto de ajudar minha vó, e os momentos que mais gosto da festa é o boi e a procissão”, revelou Helena.

Boi Janeiro

Outra tradição é o Boi Janeiro, que teve continuidade com o Cristiano Soares Cardoso, de 28 anos, neto de Juraci, um dos precursores do Boi. “Caretas, boi, lobinha, burrinha e vaca louca são alguns dos personagens que fazem parte da brincadeira”, explicou. Outro participante do Boi é Cicílio Batista Santos. Primos, tios e netos dão continuidade nessa tradição. E estamos aqui para fazer a alegria do povo”, contou.

A assistente social Thayra Carvalho, de Uberlandia, esteve pela primeira vez na festa. “eu e meu filho estamos adorando. Acho muito importante a continuidade da tradição de nossa história no Brasil.Estou muito feliz de estar aqui hoje”, finalizou.

 


Foto: Léo Barreto

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Cabrália abre processo seletivo com 135 vagas

Festival Jazz Trancoso 2024 tem presença de quase 3 mil pessoas

Escola Coqueiral recebe educadores para encontro sobre escolas transformadoras

Cambuí Trancoso abre as portas dia 25 de janeiro

Carnaporto 2024 tem última virada de lote dia 26/01