Festival Jazz Trancoso 2024 tem presença de quase 3 mil pessoas

 A praça do Bosque, Quadrado e ruas de Trancoso, no Sul da Bahia, presenciaram um dos eventos mais acessíveis e belos da Costa do Descobrimento: o Festival Mastercard Jazz Trancoso Verão 2024,entre os dias 12 e 14 de janeiro. Foram 3 dias de muita música e arte, com apresentações expressivas do Jazz nacional e internacional, além de diversas outras atrações, que embalaram o público presente de quase 3 mil pessoas.

Com programação 100% gratuitas, o festival é uma grande movimentação social e cultural. O evento montado na Praça do Bosque, no primeiro e segundo dia recebeu a cenografia do brilhante Mestres dos Mastros, Valquito Lima. Na ambientação, também coube a Laila Assef, artista plástica local, uma luminária do acervo Nuvens de Laila - projeto que promove a ressignificação da arte através da reciclagem - iluminava o piano de cauda, que recebeu os artistas Pepe Semenzato e Deangelo Silva.

Atrações

Entre as atrações o Cortejo Teatral, do Teaatro Trancoso, Band Jazz Descobrir; Bamups – Banda Marcial de Porto Seguro; e Aldení Ramos com o Viva Chorinho Quarteto. Dajuda Jazz, DJ Tassio Bahia e Safia Bem Amar; 3 Jacks Jazz Cirque de Lá Musique Jesse Monroe e DeAngelo Silva; DJ Paola Vigorito; Quarteto de Cordas de Trancoso;

Paula e Jaques Morelenbaum, com participação especial de Lula Galvão; Solista Qué Base, com a participação da grande percursionista Mônica Millet; as baianas do Terreiro Ilê Axé D’Omin; e Banda Afrobraz

O evento foi sucesso de público e crítica. O que pode ser rememorado nas falas de cada um, como da assistente social Gisele Martins dos Santos, veio de Arraial d’Ajuda, outro distrito de Porto Seguro, para apreciar o Festival, para conferir o show de Sáfia Bem Amar. “O primeiro dia do Festival está sendo o máximo, eu amo. Estou louca para ver a Sáfia tocar. Gostei muito da programação, o palco está maravilhoso, a disposição dos lugares, com esteiras e cangas, que deixa todo mundo à vontade. A organização está ótima”, declarou.

Como ela, o curitibano Alexis Teixeira, morador de Trancoso há 3 anos, teve sua primeira experiência de Jazz Trancoso. Ele, que mora perto da Praça do Bosque, trouxe sua própria cadeira para curtir o som mais à vontade. “Eu achei muito legal a participação do Bamups. Já conhecia o trabalho deles como ONG. O Cortejo Teatral também foi icônico e as bandas são muito massa”, comentou.

A atriz Catarina Abdalla, que veio com a filha e a neta, se emocionou com o Jazz Trancoso. “O festival está incrível. Uma qualidade de som, de atrações e artistas. A música tem uma comunicação tão imediata que transcende a idade. Aqui estou em três gerações para curtir um mesmo evento”, resumiu a atriz que teve a grata surpresa de também encontrar a amiga Paula Morelembaun, uma das atrações do evento.

Para a produtora e organizadora do Jazz Trancoso, Maria Clara Amorim, o jazz é liberdade de expressão e a busca pela eterna ressignificação. “É nesse contexto de ressignificação que o Jazz Trancoso tem exercido seu papel social e cultural. Aqui todos tem voz e vez.  Dessa forma, pudemos acompanhar tantos talentos distintos e formas de dissipar a arte e a música. Nosso legado tem sido impulsionado e tem levado o nome do Jazz Trancoso, do sul da Bahia e do Nordeste para todos os cantos do Mundo”, concluiu.

O Festival Mastercard Jazz Trancoso 2024, é apresentado pela Lei de Incentivo à Cultura com os patrocínios de Mastercard, Banco do Nordeste, Azul Viagens, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e Governo do Estado da Bahia; apoio de: Bar e Restaurante Divino Brisas; Casa de Perainda, Educadora FM,  TVE, Casa Trancoso – Imóveis, Hotel Fazenda Calá E Divino, Pousada Tutabel, Restaurantes Favoritto, Bonitto e Allegria, Casa das Festas de Trancoso, Hotel Fasano Trancoso e Reserva Trancoso; apoio institucional: Secretaria do Litoral Sul, Administração Distrital de Trancoso, Polícia Militar da Bahia; Portran e Agentes de Trânsito; Secretaria de Concessões e Serviços Públicos; Cenografia: Valquito Lima; e Realização: Maria Cultura e  Ministério da Cultura - Governo Federal. 


Foto: Awery Fotografia - Festival Jazz Trancoso

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Cabrália abre processo seletivo com 135 vagas

Desperdício de alimentos é tema de encontro de startup e Grupo La Torre

São Sebastião é celebrado em Porto Seguro e distritos

Escola Coqueiral recebe educadores para encontro sobre escolas transformadoras

Confira as vagas de emprego do SineBahia para Porto Seguro