IBGE inicia treinamento de recenseadores

O IBGE iniciou em todo o país treinamento de recenseadores que atuarão no Censo 2022. Em Porto Seguro serão 131 coletadores, que se dividem em dois postos: Porto Seguro I, que realiza o censo da porção norte do município; e Porto Seguro II, da porção sul. Na região. Cabrália terá 23 recenseadores e Belmonte, 19, que também passam pelo treinamento nas respectivas cidades.

Segundo o Coordenador de Área do Censo 2022, Leidson Junior, em Porto Seguro, há cerca de 50 mil domicílios. Cabrália tem uma média de 16 mil em Cabrália e 8 mil em Belmonte, contando também povos e comunidades tradicionais.

“A área de atuação é todo o território e todos os moradores, povos e comunidades tradicionais. Nenhum morador deverá deixar de ser recenseado. Para os povos e comunidades tradicionais - PCT, o IBGE está com atenção especial e uma equipe será selecionada dentre os recenseadores para receber o treinamento especial para fazer o censo com essas comunidades”, explicou.

Leidson relata que a pesquisa é universal, todos os domicílios do país serão entrevistados. Durante a coleta nos domicílios serão utilizados dois tipos de questionário: o básico e o da amostra. O Questionário Básico da pesquisa conta com 26 questões e investiga as principais características do domicílio e dos moradores. Além disso, uma parcela dos domicílios é selecionada para responder ao questionário da Amostra, que conta com 77 questões”, ressalta.

Questionário

O coordenador comenta que a investigação nos domicílios selecionados, efetuada por meio do Questionário da Amostra, inclui, além dos quesitos presentes no Questionário Básico, outros mais detalhados, com temas específicos.

“Características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo, são alguns dos itens do questionário”, salienta.

Recenseamento

Leidson explica que o trabalho tem início somente em 1º de agosto e segue até 31 de outubro. “Em Porto Seguro, estamos treinando 87 recenseadores e a partir da próxima semana começaremos com mais 44. Importante salientar que as informações obtidas pelo IBGE no Censo são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas. É um retrato de toda a sociedade e serve de base para buscar melhorias e obtenção de recursos. Respondendo o IBGE você ajuda a construir uma sociedade melhor”, finaliza.


 Foto: Coordenadoria Censo Porto Seguro 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Associação Ciranda da Vida - Edital de Convocação

Convenções partidárias tem início nesta quarta-feira dia 20

Ambient See realiza encontro para discutir soluções para Orla Norte de Porto Seguro

Mais de 12 mil pessoas na Bahia participam do treinamento do IBGE para Censo 2022

Oportunidades de trabalho são oferecidas pelo SineBahia, confira!

Comentários   

# Censo 2022Rogério Gazzinelli 21-07-2022 10:18
"Nos meus 73 anos de idade, nunca fui visitado por um recenseador, nem a minha casa visitada. Vamos ver se desta vez aparece um."
Responder | Responder com citação | Citar