Aumentam casos de dengue no bairro Casas Novas

Como em outras regiões da cidade, tem crescido muito o número de casos de dengue no bairro Casas Novas, em Porto Seguro. De acordo com a agente de saúde Rosângela Oliveira, que trabalha no posto de saúde Arlindo Almeida Cruz, localizada na rua Nunes Ribeiro, são muitos os resultados positivos de exames não só de dengue, mas também de zica e chikungunya. “Os principais sintomas são febre alta, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas e dor de cabeça”, explica a agente.

Já Luís Claudio, agente de saúde no bairro Baianão, relata que tem recebido muitos chamados para o bairro Casas Novas, de pessoas com suspeita de dengue. Entretanto, ele ressalta que “muitos exames são encaminhados para fazer sorologia e poucos vão buscar os resultados”. Outra dificuldade, segundo ele, é localizar as pessoas que solicitam atendimento, por conta de endereços errados ou incompletos. “Muitas vezes precisamos pedir informações para os vizinhos, para conseguir localizar as pessoas com suspeita da doença”, ressalta.

Todos concordam que nesse momento tão difícil de endemias, é muito importante a comunicação com as famílias. Diante dos casos freqüentes, muitos trabalhadores acabam faltando ao serviço, devido aos sintomas da doença. O bairro está sendo monitorado pela Secretaria de Saúde, assim como o município de Porto Seguro. Segundo moradores, o carro do fumacê já passou essa semana dedetizando e aumentando o combate ao Aedes aegypti, mosquito da dengue.

“Os agentes de saúde têm cumprido o seu trabalho de visitas domiciliares para controle de endemias, orientação e cuidado com a água parada em caixas d´agua, calhas telhados e terrenos baldios, orientando quanto à prevenção e tratamento de doenças infecciosas”, informa a agente Rosângela Oliveira.

Rute Viana - Estagiária

Comentários   

# PrevençãoRute Viana 29-03-2022 03:32
"É importante levar a informação da prevenção a todos."
Responder | Responder com citação | Citar