Bahia tem maior acumulado de chuvas para dezembro desde 1989

A Bahia está enfrentando, na capital e em diversas regiões, a pior onda de chuva e ventos fortes para o mês de dezembro dos últimos 32 anos. Porto Seguro registrou, até 27/12, 507,7 mm de chuvas, quase metade da média histórica anual, que é de 1.201 mm. Para dezembro, de acordo com organização Climate-Data, a média normal de precipitações é de 124 mm em Porto Seguro.

A previsão do tempo para o Réveillon na Costa do Descobrimento indica “céu nublado e chuva fraca até o fim de semana, com temperaturas variando de 22° e 29°”, segundo o site tempo.com. O Climatempo prevê "sol e aumento de nuvens de manhã com pancadas de chuva à tarde e à noite" até o fim de semana. A temperatura varia de 21° a 32°.

Itamaraju, também no Extremo Sul, foi o município onde mais choveu no Brasil, com 769,8 mm de chuva, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais que o quíntuplo da sua média de dezembro (148 mm).

Situação de barragens

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está fiscalizando as barragens nos municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste, com o objetivo de verificar os impactos nas barragens. Durante as vistorias, foram constatadas barragens irregulares que se romperam, a exemplo de Iguá, Jussiape e Quati.

Segundo o meteorologista do Inema, Mauro Bernasconi, o acumulado de chuvas “tem relação com a formação de corredores de umidade constantes, que vêm da Amazônia, atualmente pelas Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que costumam trazer chuvas acima da média no Nordeste do país e aumentar a frequência de formação das ZCAS. [Isso] associado com o Oceano Atlântico, na altura da Bahia, que está bem mais quente que o normal, o que ajuda na maior evaporação de água, e, consequentemente, em um maior volume de chuva”, entre outros fatores.


Com informações da Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Governo antecipa ICMS a todos os municípios da Bahia

Síndrome gripal: testes são rápidos e eficientes

BR 101 é liberada com tráfego lento e controlado

Galhos caem em rede da Coelba na estrada da Pitinga e quebra poste

Descomplique: veja os pequenos prazeres da vida