Grazi Souza
O Reiki é uma técnica de Terapia Alternativa, originária do Tibete, que consiste na transferência de energia de uma pessoa para a outra por meio da imposição de mãos com o objetivo de alinhar os chakras – os centros de energia do corpo.
Inclusive a ciência tem estudado os efeitos benéficos do Reiki e até encontraram explicações científicas para esta terapia integrativa, que até faz parte das técnicas utilizadas no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para se ter uma ideia dos efeitos do Reiki, uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), realizou um experimento, onde dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.
Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.
Os pesquisadores não souberam informar se a energia que o Reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética, mas afirmam que essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo.
E este é apenas um dos muitos experimentos realizados e que comprovam a eficácia da aplicação do Reiki. Vejo todos os dias o poder do Reiki. O Reiki proporciona diversos benefícios: pode auxiliar no tratamento e prevenção de doenças e ajudar a manter a estabilidade física, mental e emocional. Nesse sentido, a principal característica do método é restaurar o equilíbrio físico da pessoa, regularizando suas funções vitais, e equilibrar os campos mental e emocional, promovendo a paz interior.
CURIOSIDADES |
- O primeiro registro relacionado ao Reiki aconteceu no século VII, no Tibete; - O Reiki era utilizado como prática de cura pela marinha Japonesa até a 2ª Guerra Mundial, quando foi proibida; - No Brasil, a técnica do reiki foi reconhecida em 2007 como parte das Atividades de Práticas Integrativas, pelo Ministério de Planejamento e Gestão; - Desde 2007, a ONU recomenda o uso do Reiki como tratamento para dor, mesmo assim, em muitos países europeus a técnica ainda não é reconhecida; - Em japonês ‘Rei’ significa espírito e ‘qi’, energia, o que pode ser traduzido como ‘força espiritual’ ou ‘energia vital’. |
Grazi Souza é terapeuta holística e atua com massagens terapêuticas, drenagem linfática e modeladora, e método Renata França e terapias alternativas como Medicina Chinesa, Florais de Bach, Thetahealing e Reiki. Está também lançando seu primeiro curso de massagens. (Foto: Reprodução)
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Segunda etapa do Livesb reúne equipes de Volei em Porto Seguro
Amamentação, nunca foi sobre ser menos mãe
Os benefícios das terapias alternativas