A criança de hoje será o adulto de amanhã!

Lorena Bomfim

Que tipo de ser humano VOCÊ quer deixar para o futuro? HUMANO, demasiado, DESUMANO?

Vamos contextualizar! Vamos imaginar que você está passando pela rua e uma pessoa tropeça e cai, acredito que sua reação imediata seria ir até a ela e mostra solidariedade e preocupação, está tudo bem com você, você se machucou?

Bem feito, já não falei para você não fazer isso, deixa chorar que passa para aprender, olha por onde anda, são algumas expressões que com certeza muitos de nós já ouvimos ecoar por aí, quando esse contexto muda para uma criança.

É muito comum vermos essas atitudes maquiadas em formas de ensinamentos, mas existe ensinamento sem empatia?

A empatia é entendida como a capacidade que temos de nos colocar no lugar do outro. Ou seja, quando entendemos a situação em que se encontram, seus sentimentos e emoções para, assim, poder ajudá-los.

Contextualizando, você gritaria, bateria em um adulto apenas por não gostar de alguma atitude dele?

Muitos adultos tendem a minimizar, ignorar e até negar o que os sentimentos das crianças.

Criança precisa de empatia e a primeira forma de aprendê- la é com nossas ações.

É importante ensinar as crianças a terem empatia, pois é uma ferramenta que usarão principalmente na vida adulta, assim estaremos garantindo que nossos filhos se tornem pessoas respeitosas, tolerantes e bondosas.

As tentações do mundo lá fora, seus vícios e manias, existem primeiro dentro de nossas casas, e se manifestam para as crianças através de nossas posturas, a criança do amanhã não precisa "Repetir" o adulto de hoje.

Aqueles que foram criados com abusos ou indiferença tendem a repetir esses padrões, problemas com o controle do impulso . Às vezes, o problema é que não há compreensão e controle sobre as próprias emoções, não apenas com os filhos, mas na vida em geral.

É hora de frear esses padrões para um mundo mais humanizado e isso tem que partir de nós, muito do que somos com nossos filhos é reflexo do que fizeram de nós na nossa infância, então a criação que a gente oferece fala muito mais sobre nós, do que sobre nossos filhos!

Abrace a sua criança, a compreenda, ela está aprendendo a vida através de nossos olhos.

Faz sentindo para você?


 Lorena Bomfim é doula, mãe, educadora perinatal e consultora em amamentação. Escreve sobre os diversos temas do mundo materno infantil, além de lives semanais no Instagram pelo @amadrinhar. (Foto: Reprodução)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Instituto Descobrir realiza Noite do Jazz em sua sede

Cultura e Turismo de Cabrália realizam reciclagem para barraqueiros da FeirArte

Fernanda Bombom: conheça a dançarina dentro e fora dos palcos

Metaverso é uma das apostas da Festa do Taípe

Você sabe qual o papel do assistente social em uma unidade de saúde?