Os assistentes sociais são responsáveis por buscar defender os direitos dos pacientes através do processo de acolhimento, ouvindo o paciente e desenvolvendo vínculos. Os profissionais da área trabalham em conjunto com a equipe multidisciplinar, orientando também os familiares, que muitas vezes não têm conhecimento desse acolhimento.
Quem explica é o diretor geral do Serviço Social da Upa - atendimento de emergência 24 horas, do bairro Frei Calixto, Cleber Menezes, há um ano no cargo. Segundo ele, o Serviço Social tem uma função de muita importância na unidade, oferecendo acolhimento e humanização para a população e defendendo os direitos dos pacientes do SUS. "Ninguém procura uma unidade de saúde por acaso, por isso mesmo, toda a equipe é treinada para atender a população da melhor maneira possível. E os pacientes demonstram muita satisfação com esse atendimento", afirma.
Quem comprova a qualidade desse serviço é a D. Maria José de Jesus, que esteve nessa unidade de saúde no dia em agosto, onde foi atendida em 10 minutos e contou com toda a atenção e respeito por parte do Serviço Social. Após 24 horas, ela foi encaminhada para o Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, onde passou também pelo Serviço Social e acolhimento ao paciente e familiar.
O diretor da UPA Frei Calixto destaca o carinho da população e a importante parceria entre a unidade de saúde, o hospital Luiz Eduardo, o prefeito Jânio Natal, o secretário de Saúde, Miguel Ballejo e todos da equipe de emergência 24 horas.
Rute Viana (estagiária) - sob supervisão de Hilda Rodrigues
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Arraial d’Ajuda recebe EncontrAção, evento filantrópico de Saúde
A primavera, os órgãos e os elementos na Medicina Chinesa
Exterogestação - você sabia que a gestação pode durar mais de 9 meses?
Podologia e enfermagem: aliados contra a diabetes e outras doenças