O chef Danilo Amaral levou o troféu Dendê de Ouro para Santa Cruz de Cabrália. A “Moqueca de Peixe do Maroca”, do Restaurante Maroca Praia, em Santo Antônio, foi a grande vencedora do primeiro concurso “A Melhor Moqueca Baiana”. A final aconteceu no sábado, 09/12, na Marina da Penha, em Salvador.
Os pratos apresentados nesta final representaram nove cidades do estado e foram avaliados por um júri composto pelos profissionais Nara Amaral (Di Janela); Katia Amaral (Ki Mukeka); Jaqueline Bonfim (SENAC); Odilon Castro (UFBA); Luiza Talento (Unifacs); Dina Rachid e Rita Santos (ABAM).
Danilo não escondeu sua alegria em participar do concurso com uma receita de família. A base culinária ele traz da avó, dona Maria d'Ajuda, conhecida como Maroca. O apelido batiza o restaurante e a moqueca de peixe, guarnecida por arroz, pirão, farofa de dendê com panko e banana da terra.
“A Bahia só tem a ganhar com esse concurso. Foi muito importante participar, porque sou defensor da culinária baiana, da cozinha brasileira. Pra mim, é só o início para a gente enaltecer ainda mais a cozinha baiana no mundo”, disse.
O segundo e o terceiro lugares ficaram com o Restaurante Cabana do Manoel, de Valença, na Costa do Dendê, com a “Moqueca de Polvo com Camarão Pistola”, apresentada pelo chef Aldo Balada; e a “Moqueca de Caju”, da chef Katiana Alves, do Restaurante Sabor da Serra, em Lençóis, na Chapada Diamantina.
A competição, contou com uma etapa seletiva intensa com a participação de 211 restaurantes das 13 zonas turísticas do estado. Desses, 75 foram selecionados para a fase seguinte, passando por uma votação popular online que recebeu mais de 11 mil votos. Os ganhadores do concurso da Melhor Moqueca da Bahia levaram os troféus Dendê de Ouro, Dendê de Prata e Dendê de Bronze, confeccionados pelo artista plástico Marcos Vianna.
Além da competição gastronômica, a final do concurso ofereceu ao público a oportunidade de apreciar receitas de moquecas tradicionais e exóticas, além de desfrutar do show da banda Filhos de Jorge e da vista para a Baía de Todos-os-Santos. O acesso ao evento foi garantido a partir da doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Bahia Sem Fome, desenvolvida pelo Governo do Estado.
A competição surgiu da parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, seção Bahia (Abrasel), para fomentar o segmento gastronômico e promover a iguaria baiana. A moqueca ficou entre as 20 melhores receitas de frutos do mar do mundo, neste ano, de acordo com levantamento do guia on-line internacional TasteAtlas.
O renomado Maroca Praia fica em Santo Antônio, Santa Cruz Cabrália. À beira mar, oferece conforto, sossego, mesas ao ar livre, paisagem deslumbrante e gastronomia de qualidade. Servem comida brasileira, contemporânea, frutos do mar e opções vegetarianas. Se define como “cozinha afetiva”. Funciona de quinta a terça, das 10h às 17h.
Vencedores
1º Lugar - troféu Dendê de Ouro
Costa do Descobrimento - Maroca Praia (Santo Antônio - Santa Cruz Cabrália) - "Moqueca de Peixe do Maroca”
2º Lugar: troféu Dendê de Prata
Costa do Dendê - Cabana do Manoel (Valença) - “Moqueca de Polvo com Camarão Pistola”
3º lugar: troféu Dendê de Bronze
Chapada Diamantina - Sabor da Serra (Lençóis) - “Moqueca de Caju”
Demais finalistas
Caminhos do Sertão - Restaurante Casa de Moa (Feira de Santana) - "Moqueca do Moa”
Costa do Cacau - Restaurante Mirantes Marina (Itacaré) - "Maxixada Terra e Mar”
Costa dos Coqueiros - Sombra da Mangueira (Mata de São João) – “Moqueca Sombra da Mangueira”
Vale do São Francisco - Restaurante e Espetaria Point dos Amigos (Santo Sé) – “Moqueca de Peixes”
Costa das Baleias - Restaurante Dois Dois (Nova Viçosa) - "Moqueca de Peixe ao Molho de Camarão” (robalo ou badejo)
Baía de Todos-os-Santos - Point Campo Grande (Salvador) - "Moqueca do Point”
Com informações da Secom Gov/BA - Fotos: Mateus Pereira/GOVBA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Leilão do novo aeroporto internacional está previsto para julho/24
Wilson Spagnol é eleito presidente da ABIH-BA
Confira os contemplados com recursos da Lei Paulo Gustavo em Porto Seguro
Projeto propõe retorno do estacionamento rotativo pago na cidade
Porto Seguro tem mais de 2.400 voos programados para o verão