A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou o projeto de lei que promove reestruturação na Secretaria de Segurança Pública (SSP). Foram criadas três novas Coordenadorias Regionais de Polícia Técnica da Bahia (CRPT) em substituição aos Postos Avançados em Eunápolis, Luís Eduardo Magalhães e Vera Cruz. E também uma nova área administrativa, a Macrorregional Extremo Sul. As novas unidades passarão a atender, ao todo, outros 12 municípios.
Com a mudança, a CRPT de Eunápolis, por exemplo, passará a realizar diversos outros procedimentos. Entre eles, perícias de crimes contra a vida e acidentes de veículos; identificação de veículos; identificação criminal; necropapiloscopia e vistoria de veículos; além do chamado exame para constatação e definitivo de drogas, essencial para subsidiar inquéritos abertos pela Polícia Civil relacionados ao tráfico de entorpecentes.
Os investimentos visam ampliar e garantir uma melhor gestão das ações. "Além desta oferta de serviços, o status de Coordenadoria vai possibilitar a designação de novos peritos aprovados no último concurso", explicou Ana Cecília Bandeira, diretora-geral da Polícia Técnica da Bahia.
O Posto de Luís Eduardo Magalhães, que não possui quadro funcional próprio, tendo suas demandas atendidas por peritos de outras regionais, passará a realizar necropsias e contará com equipe pericial e de apoio, garantindo um atendimento mais rápido à população e uma melhor gestão organizacional.
A unidade que funciona em Vera Cruz já disponibiliza todos os serviços característicos de uma Coordenadoria, mas, a partir da aprovação da Lei, atenderá parte dos municípios que eram cobertos pela CRPT de Santo Antônio de Jesus.
Fonte: Ascom/DPT - Foto Ilustrativa: Camila Souza/GOVBA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Crimes violentos diminuem na Costa do Descobrimento
Polícia Militar descobre ‘depósito’ de carros roubados no meio da mata
Operação Match Point da Polícia Federal em 10 estados tem Porto Seguro na rota
Jânio se aproxima do governo do Estado e nomeia Lívia secretária
TCE-BA condena ex-prefeito de Eunápolis a devolver R$ 67 mil ao erário