Trabalhadores rurais recebem orientações sobre produção sustentável

O Programa Ambiente Florestal Sustentável (PAFS) realiza orientações e conscientização de questões pertinentes à produção sustentável no campo, com trabalhadores, produtores e demais atores no cenário rural, de forma concomitante. Em janeiro foi a vez da Fazenda Boa Vista, em Itagimirim, ser visitada do PAFS.

O agricultor Sérgio Alves da Silva recebeu o engenheiro florestal do PAFS, Ernandes Ferreira, e foi orientado sobre a importância da vegetação nativa nas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL) para a conservação dos recursos naturais, sobretudo as fontes de água como nascentes, rios e córregos.

Ernandes alertou o produtor rural sobre os danos ambientais causados por animais de grande porte, tais como equinos e bovinos. “Esses animais, quando criados sem os devidos cuidados, pisoteiam áreas ambientalmente protegidas e impedem a restauração ecológica desses ambientes, além de caracterizar um passível ambiental para os proprietários”, declarou.

Campanha

O engenheiro ambiental aproveitou para divulgar a campanha de Meio Ambiente realizada pela Veracel, ABAF e PAFS e entregou a Sergio um informativo da Rede de Percepção de Fogo da Veracel (RPF).

“A campanha destaca justamente aspectos ambientais e a prevenção de focos de incêndios florestais, um dos principais fatores de degradação da vegetação nativa”, explicou, salientando que a Veracel Celulose dispõe de um número de telefone (0800 799 9802) dedicado exclusivamente para receber comunicados dos proprietários e trabalhadores vizinhos às suas áreas de plantio, criando assim uma rede interligada entre a comunidade e as empresas, com habilidade para conter focos e evitar grandes incêndios.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Primeira edição do Vibra Essencial acontece no domingo

IFBA realiza processo seletivo simplificado para cursos de graduação

Porto Seguro se destaca em ranking da Decolar para o Carnaval

CVC divulga destinos mais procurados para os feriados em 2023

Setur-BA amplia promoção do destino Bahia na Europa