Na quinta-feira, dia 3 de março, foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto nº 21.200, que institui o Plano para a Economia do Hidrogênio Verde na Bahia.
Com o objetivo de promover, fortalecer e consolidar a produção e o uso do hidrogênio verde (H₂V), além de impulsionar pesquisas científico-tecnológicas sobre o tema, o decreto ainda cria a Comissão Especial que acompanhará as ações necessárias à implementação da política estadual. Ela será composta por representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE); do Meio Ambiente (Sema); e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti); além do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Potencial
Segundo o Secretário em exercício da Casa Civil, Carlos Mello, é muito importante a instituição do Plano, já que a Bahia tem se mostrado ser um enorme potencial para a indústria sustentável.
“Estamos nos estruturando para firmar o H₂V como elemento essencial para a modernização e aumento da competitividade da nossa economia. É objetivo do Governo do Estado fomentar o crescimento de uma economia sustentável e contribuir com a mitigação dos efeitos da mudança do clima”, afirmou Mello.
Hidrogênio Verde
O hidrogênio verde é um combustível com alto potencial energético, obtido a partir de fontes renováveis, como eólica e solar, em um processo no qual não há emissão de carbono e pode ser utilizado em diversos setores da atividade econômica, incluindo mineração e transportes. O H₂V é considerado o combustível e o insumo químico do futuro por não ser um agente poluente.
A Bahia atualmente é o estado é líder na geração de energia renovável e tem enorme potencial para se firmar como uma economia baseada no H₂V. Além disso, possui alta capacidade de produção e mercado favorável na indústria química, na siderurgia e no agronegócio.
Com informações da Secom Gov BA Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Veracel Celulose anuncia novas vagas
Protetor solar químico é inimigo dos Corais
Lagoa Azul: processo de licitação recebe estudos técnicos até março
Anjos d’Ajuda realiza ações para manter Centro Veterinário Popular
Corredores ecológicos são essenciais para a manutenção da fauna e flora silvestre