Show do STU em Porto Seguro! Confira resultados e entrevistas com os campeões

 

Foram muitos shows! Show dos skatistas, show de imagens das transmissões, show de pistas, show do público e shows também no festival URB Music Tour. A 4ª etapa do STU National, o circuito brasileiro de skate, em Porto Seguro, no Complexo de Esportes e Lazer Mamagaya, fez história! As finais aconteceram no domingo, 08/09, Dia de Nossa Senhora da Pena.

Nas pistas “Breno Negreiros”, os atletas quebraram tudo. Ainda não saiu o primeiro “Nine Club”, mas ficou perto! No Street, Ivan Monteiro e Maria Almeida venceram. Já no Park, os campeões foram Kalani Konig e Fernanda Galdino. E no Paraskate Street, Felipe Nunes ficou com a medalha de ouro. Confira abaixo os resultados completos.

 

 

Street masculino

O líder do ranking masculino, Ivan Monteiro, confirmou seu favoritismo. Ele fez 82.70 pontos na segunda volta e ninguém conseguiu superá-lo. O paranaense Jorge dos Santos, em sua primeira participação no STU, ficou com a prata (73.83), enquanto Gabryel Aguilar fechou o pódio com 72.81.

Depois de não acertar a primeira volta, Ivan Monteiro se concentrou e disse para si mesmo que precisava cravar a linha que tinha traçado na cabeça. Num ótimo desempenho, recebeu a nota 82,70, quase dez pontos a mais que o segundo lugar.

“Para mim, como já disse, essa é a melhor pista do circuito, a que mais combinou com o meu skate. Cheguei uns dias antes e consegui pensar numa linha boa pra final. Esperei até a hora certa para executar e, graças a Deus, deu certo”, comemorou.

“E fiquei até mais feliz do que no título em Florianópolis, por conta da lesão que tive depois de Porto Alegre. Voltei a andar há um mês. Você tem que acreditar nos seus sonhos, acreditar que você pode. Falar que você quer ganhar não é arrogância, você tem que falar para o universo o que espera que aconteça, para que você mesmo acredite que é possível”, ensinou.

 

Street feminino

Entre as mulheres, Maria Almeida, 6ª colocada do ranking do Street, levou a medalha de ouro após conseguir 64.07 pontos. Rafaela Murbach (61.14) e Carla Karolina (57.75) fecharam o pódio. A 1ª do ranking, Isabelly Ávila, terminou em 6º.

Baiana de Lauro de Freitas, quis o destino que a jovem Maria Almeida, 17 anos, ganhasse seu primeiro título de STU dentro de casa, na sua Bahia, com a torcida toda a favor. Além de dedicar o título a Rayssa Leal, que a inspirou para iniciar no esporte, falou sobre uma técnica para controlar a ansiedade antes de entrar na pista.

Na final, Maria Almeida competiu com uma concentração acima do normal logo na sua primeira volta. Quando terminou a linha perfeita, parecia não acreditar no que acabara de fazer ali. Reconhecimento instantâneo da torcida, que explodiu aos gritos de “Maria, Maria, Maria...”

“Meu Deus, que loucura! Foi uma explosão de alegria, meu primeiro título de STU. Estava muito nervosa, mas, quando a torcida começou a gritar meu nome, parei para pensar: ‘Se errar, está tudo certo, o importante é fazer meu skate’. E fiz uma baita volta logo de primeira, acertei toda minha linha e, no fim, não tive como segurar o choro”.

“Foi por causa da Rayssa que comecei a andar de skate, assistindo à Olimpíada de Tóquio. Desde então, ela sempre me disse: ‘Negona, ergue a cabeça, não é um campeonato que vai definir quem você é. O que é seu está guardado e tudo que Deus proporcionar pra você vai acontecer no momento certo’. E levei isso para minha vida. Por isso, dedico esse título a ela”.

E não foi fácil. Durante a apresentação de Maria, a fisioterapeuta esportiva do STU, Taise Araújo, contava que foi preciso aplicar na atleta a auriculoterapia, uma técnica que consiste em estimular pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais e emocionais. A ansiedade tomava conta de Maria, que procurou o auxílio de Taise para entrar mais tranquila e focada na pista. Bingo!

 

Park masculino

Na final masculina, Kalani Konig, que tirou a melhor nota do evento, 86, levou o título. Líder do ranking no Park, ele vai com tudo para as finais de novembro, em São Paulo. O lendário Pedro Barros, que inovou ao incluir a caixa térmica de água dos atletas como obstáculo de manobra, ficou em segundo, com 84,33 pontos. Pedro Carvalho terminou em terceiro (83,75).

Kalani foi campeão com recordes no STU. O jovem skatista de Floripa, 17 anos, igualou o número de títulos seguidos na competição e passou a ser também quem mais ganhou etapas do circuito. Três etapas seguidas, junto com Murilo Peres; e 5 etapas conquistadas.

No total das duas sessões de 20’, todos eles deram seis voltas, com Kalani arrancando dos juízes a nota 86,00 na sua quarta apresentação, conseguindo a maior nota do evento. Depois do quarto lugar na sua casa Florianópolis, na abertura do STU National, ele enfileirou títulos em Criciúma/SC, Porto Alegre/RS e, agora, Porto Seguro.

“Estou muito feliz de ganhar mais uma etapa, agora aqui, que tem uma vibe incrível, apesar do forte calor. Mas é do jeito que a gente gosta. Não ganhei em casa, é verdade, mas venci as outras três e igualei o feito do meu amigo Murilo. E ainda superei ele no número de títulos em etapas do STU. Ontem, o Street me deu uma distraída (disputa as duas modalidades), estava meio cansado, não estava 100% focado. Hoje acordei determinado para ganhar e consegui acertar uma volta muito boa”, disse Kalani.

“Que venha o Super Finals! Será um evento muito diferenciado, porque andarão apenas os 12 melhores, só os bizarros mesmo. Com certeza, teremos um fim de semana de alto nível de skate. Antes disso, ainda disputarei Roma e o STU Pro Tour, no Rio de Janeiro, em outubro. O skate não para. E não pode parar mesmo, é a minha vida e estou muito feliz por isso”.

 

Park feminino

Pode-se dizer que Porto Seguro viu nascer mais uma grande promessa no skate. Disputando apenas sua terceira etapa de STU no Park, a paulistana Fernanda Galdino, 13 anos, ainda pouco conhecida na cena, faturou a etapa com a nota de 69,99. E revelou que seguiu à risca os conselhos do skatista olímpico Luiz Francisco, o Luizinho, representante do Brasil nos Jogos de Tóquio, para fazer uma volta que sequer havia treinado.

A pequena Fernanda contou que foi convidada pelo STU para disputar a etapa de São Paulo do STU National no ano passado. E já mostrava a que veio, com um surpreendente quinto lugar. Ali ingressava no circuito. Depois disso, só tinha participado esse anos da etapa de Porto Alegre/RS.

“Surgiu esse convite no ano passado para participar da etapa em minha cidade. Fui bem e, neste ano, competi só em Porto Alegre. Agora, estou aqui. Não estou acreditando que venci. É um sonho. Amo andar de skate e é muito louco estar aqui e ver tanta gente gritando meu nome e torcendo por mim. Isso só me motiva a continuar e acreditar no meu potencial”.

“Nem treinei a volta que me deu essa notaça. Foi na base da emoção mesmo. Mas o Luizinho foi fundamental, me ajudando na linha. Inclusive, ele me falou para eu fazer um Smith. E deu tudo certo e estou feliz demais. Não posso deixar de agradecer a ajuda fundamental dele”, revelou.

Yndiara Asp (64.15) em segundo e Fernanda Tonissi, top-3 do ranking, com o bronze (63.60).

 

Paraskate Street

Na categoria de inclusão do STU, o Paraskate Street, Felipe Nunes levou o ouro (84.74) com mais de 15 pontos de diferença para Ítalo Romano (69.07). David Soares (68.35) foi bronze.

 

Resultado final Street Masculino

1º - Ivan Monteiro: 82,70

2º - Jorge dos Santos: 73,83

3º - Gabryel Aguilar: 72,81

4º - Sebastian Simonetto: 72,51

5º - Vitor Hugo Genghini: 67,40

6º - Matheus Teixeira: 63,32

 

Resultado final Street Feminino

1º - Maria Almeida: 64,07

2º - Rafaela Murbach: 61,14

3º - Carla Karolina: 57,75

4º - Kemily Suiara: 47,54

5º - Giovana Dias: 40,13

6º - Isabelly Ávila: 39,25

 

Resultado final Park Masculino

1º - Kalani Konig: 86,00

2º - Pedro Barros: 84,33

3º - Pedro Carvalho: 83,75

4º - Miguel Leal: 79,56

5º - Vinícius Kothe: 75,68

6º - Gustavo Picaski: 65,80

 

Resultado final Park Feminino

1º - Fernanda Galdino: 69,99

2º - Yndiara Asp: 64,15

3º - Fernanda Tonissi: 63,60

4º - Isadora Pacheco: 62,41

5º - Lua Vicente: 61,97

6º - Manuela Tomitake: 57,57

 

Resultado final Paraskate Street

1º - Felipe Nunes: 84,74

2º - Ítalo Romana: 69,07

3º - David Soares: 68,35

4º - Leo Almeida: 50,13

5º - Jota Ribeiro: 42,78

6º - Renato Miguel: 40,05

7º - Daniel Amorinha: 35,53

8º - Rafael Alanteja: 32,18

9º - Nando Araújo: 28,66

A etapa do STU Porto Seguro foi apresentada pelo Banco BV e teve como patrocinador master a Petrobras, além de patrocínios da Prefeitura de Porto Seguro, da Monster Energy e da Tiger, a cerveja oficial do evento. Homologada pela Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), teve como parceiro especial a Kenner, além da NEOOH como parceiro oficial. O apoio foi da ABPSK e da Drop Dead.


Com informações da assessoria de imprensa do STU 2024 (SMG Brasil) - Fotos: Pablo Vaz/STU

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Durante coletiva do STU, skatistas rasgam elogios às pistas de Porto Seguro

Nadadores de Porto Seguro conquistam 32 pódios no Campeonato Baiano de Inverno

Atleta revelado em Trancoso é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15

IFBA publica edital para compra de alimentos da agricultura familiar

Planta nativa da Mata Atlântica vira fonte de renda para agricultura familiar