E as flores desabrocham para mais um evento do Instituto Ecoar - o Concerto da Primavera 2025. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), mais uma sinfonia de vozes, som e performances invadem o Centro de Cultura de Porto Seguro, para mostrar o poder de IPÁ, palavra da língua Yorubá que significa força, vigor e ímpeto, por meio da coreografia da Ecoar Cia Jovem de Dança, dos instrumentos e sinfonias da Camerata Jovem Ecoar e da Jazz Band que a acompanha e das poderosas vozes do Coral do Instituto.
Em seu enredo, o evento traz a concepção um mergulho na cosmopercepção dos povos originários, dos povos vindos de África e também dos colonizadores. Para 2025, a curadoria fica a cargo do musicista Pepe Semenzato, enquanto a coreografia é assinada por Iaggo Berbet.
Obra
Para a presidente do Instituto Ecoar, Carla Nunes, o Concerto de Primavera deste ano tem um gosto de novidade. Além de reunir canto, dança e sinfonia, o espetáculo apresenta a obra musical autoral de Pepe Semenzato, resultante da mistura elementos da Música Erudita, do Jazz, da Música Afro Brasileira e Afro Latina.
“Já nos ensaios temos nos emocionado com a grandiosidade da obra, o afinco dos alunos e músicos e com a receptividade do público. O espetáculo é cativante, visceral e um atrativo para os amantes das artes”, completou, agradecendo os patrocinadores e apoiadores do Concerto da Primavera 2025.
Sérgio Mehlem, diretor do Centro de Cultura de Porto Seguro, onde será realizado o espetáculo, ressalta a importância do evento. “Os espetáculos da Ecoar tem surpreendido todo o público e sendo referência para a classe artística local. São apresentações singulares, o que faz com que o Instituto cresça muito no conceito da população e projete também o elenco como grande potencial artístico do município. A Ecoar tem feito um trabalho belíssimo na formação desses novos artistas”, salientou.
O gestor da Secretaria do Turismo de Porto Seguro, Guto Jones, patrocinadora do evento, acredita no processo transformador e mobilizador da arte, reconhecendo no Instituto um importante fomentador de boas práticas e ações que impactam positivamente a comunidade.
“O Instituto Ecoar tem em sua raiz a missão de desenvolver as potências individuais para conquistar uma perspectiva de vida melhor para seus alunos. Nós, como gestão pública, entendemos que, ao apoiar a iniciativa, seja o Instituto ou os eventos da Ecoar, estamos dando nossa contribuição para a comunidade e auxiliando a redução da vulnerabilidade social”, ressaltou.
Backstage
Para que todo o espetáculo ocorra, Carla revela que muitos profissionais estão envolvidos nas muitas horas de ensaios e programação.
“O elenco iniciou os preparativos para o evento em fevereiro. Foram quase 300 horas de ensaio e mais de 35 colaboradores somente na produção artística. Para a produção geral, são 50, somando o staff da correalizadora do espetáculo, a Nordeste Serviços e Eventos. Há ainda os funcionários do Centro de Cultura de Porto Seguro, que nos auxiliam para que tudo seja feito perfeito”, conclui.
O Concerto de Primavera é uma realização do Instituto Ecoar Bahia, com organização e produção da Nordeste Serviços e Eventos e patrocínios de Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência de Cultura, Unimed, Veracel Celulose, Cambuí Supermercados, Naturaves, Kio Cogumelos, Cine Porto, Porto Seguro Shopping. O evento ainda conta com o apoio de Oumatu Buffet, Vaip Eventos, Congrega Bahia, além do apoio institucional do Centro de Cultura de Porto Seguro, do Governo do Estado da Bahia e Ministério da Cultura e Incentivo da Lei Rouanet.
Curiosidades
As canções do concerto são todas de autoria do musicista Pepe Semenzato
A Cia de Dança Ecoar terá 10 bailarinos para a performance
A Camerata do instituto se apresentará com 1 clarinetista, 5 violinistas, 1 flautista, 1 Cellista, 1 guitarrista e 1 violista
O Coral contará com 3 tenores, 2 mezzosopranos, 3 sopranos e 2 baixos
A Jazz Band é composta por bateria, contrabaixo, sax soprano, tenor sax e alto sax
Ao todo 8 Suítes serão apresentadas no espetáculo