Atores de Santa Cruz Cabrália preparam apresentação do Auto Pindorama

 

O Teatro Pindorama, de Santa Cruz Cabrália, está com os ensaios a todo vapor para a apresentação do Auto Pindorama, no dia 26/04. A peça faz parte das reflexões sobre o Descobrimento do Brasil e a Primeira Missa.

Tradição na cidade, o Auto foi apresentado de 1994 a 2024. Agora, mais duas décadas depois, retorna com roteiro de Ricardo Montagna e Moises Conceição. A direção é de Ricardo Montagna.

 

 

Inspirado em passagens da Carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a “Certidão de Nascimento” do país, a obra será encenada a partir da rua Pero Campos Tourinho, no Centro, com finalização na Coroa Vermelha.

 

 

82 atores e atrizes locais compõem o elenco do Teatro Pindorama. A peça começa com o cortejo real despedindo-se, no Porto de Belém, dos mareantes que partem rumo às Índias. Quase 50 dias depois, era Domingo de Páscoa quando os viajantes desembarcaram para a Missa em um ilhéu, onde hoje é a Coroa Vermelha.

Sob os olhares dos nativos, testemunhas da história, que observavam aqueles estrangeiros muito diferentes. A peça aborda também as conseqüências advindas dessa viagem e as mudanças radicais nas trajetórias dos povos nativos.

Com danças, cantos e interpretação cênica, indígenas pataxós da Mata Medonha e Coroa Vermelha apresentam suas tradições e seus pontos de vista sobre as conquistas européias nas Terras de Pindorama.

No dia 26 de abril, a encenação começa às 8h, no Centro. Depois, acontecem atos na praia da Coroa Vermelha. O cortejo segue até a Praça do Descobrimento, onde será finalizado com um espetáculo com uma hora de duração.

A realização do Auto Pindorama é uma parceria da Ascae (Associação Cultural Cabrália Arte e Ecologia) e Prefeitura de Santa Cruz Cabrália.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Especialistas criam projeto para fomentar internacionalização do turismo

Projeto que beneficia mães em hospital de Porto Seguro completa 10 anos

Hospital Municipal de Arraial d’Ajuda retoma cirurgias eletivas

Bahia realiza em agosto Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Torneio de beach tennis reúne 120 mulheres em Trancoso