Veracel: diversidade e inclusão são pilares de desenvolvimento social

veracel72

Desde 2020, a Veracel desponta com iniciativas de diversidade e inclusão com grupos de trabalho com foco em equidade de gênero, raça e etnia, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA + e gerações. De forma estruturada, a empresa constituiu um comitê de voluntários de diferentes áreas e cargos da companhia, que ajudou a definir ações, objetivos e metas, além da contratação de uma consultoria especializada para realizar um censo de diversidade e uma pesquisa de percepção das pessoas da Veracel a respeito do tema. O resultado foi um diagnóstico para o mapeamento das ações necessárias.

Em 2022, após uma avaliação da Governança do Programa de Diversidade e revisão de processos como políticas e procedimentos de Recrutamento e Seleção e do Ciclo de Gente. 

 Segundo a gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Veracel, Dienane Brandão, é de extrema importância para a Veracel ampliar a diversidade e receber bem a todos dentro da corporação. “Promover ações para oferecer novas oportunidades de qualificação, emprego e renda às pessoas da comunidade em que estamos inseridos, além de oferecer um plano de carreira e desenvolvimento profissional estruturado faz parte dos pilares de desenvolvimento da empresa”, ressalta.

A especialista de Diversidade da Veracel, Renata Nahon, salienta que o objetivo da iniciativa é olhar de forma estratégica para os públicos interno e externo da empresa, garantindo oportunidades de trabalho equitativas para todas as pessoas. “A Veracel vem semeando uma linda jornada de diversidade, equidade e inclusão, para seus colaboradores e para a comunidade no entorno e seguiremos trabalhando no fomento de uma cultura inclusiva e respeitosa para todas as pessoas, independentemente de sua identidade de gênero, orientação afetiva e sexual, idade, cor, raça, deficiência, religião, regionalidade, etc”, destaca.

 Parcerias

As parcerias também são focadas em validar esse compromisso e no trabalho em prol da inclusão e equidade, como é o caso da REIS – Rede Empresarial de Inclusão Social, que luta pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, junto ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+, com a Coalizão Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero e com a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas.

 Educação

A educação para a inclusão também faz parte do planejamento da empresa. Por meio do EducaVeracel, a empresa tem investido na formação de mão de obra local, com o objetivo de desenvolver e formar novos profissionais – preferencialmente público feminino, pessoas com deficiência e pessoas negras (pardas e pretas) - na região, tanto para futuras oportunidades na companhia como para o mercado. 

Além disso, a Veracel também realizou o recrutamento de 50 jovens aprendizes, entre pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas), mulheres, indígenas e pessoas com deficiência nos cursos de Assistente Administrativo e Auxiliar de Fabricação de Fibra Celulósica, por meio de estágio remunerado (bolsa auxílio).

 Outra forma de falar sobre os temas é o Diálogos pela Diversidade - pílulas informativas na comunicação interna da empresa para estimular ainda mais o entendimento dos funcionários sobre o tema - e a Semana da Diversidadem que tem como objetivo de oferecer sensibilização e letramento, promovendo assim uma cultura mais inclusiva. Há ainda a formação em Comunicação em libras e a participação de intérpretes em libras em todos os eventos e lives internas, que conta com 90 funcionários dos mais de 3 mil colaboradores.

 Pensando no futura até 2025, o plano é ampliar o acesso e realizar cada vez mais adequações nos postos de trabalho, para tornar o ambiente da companhia ainda mais inclusivo, desde o transporte de funcionários até a melhor utilização de áreas comuns da empresa. 


 Com informações da Veracel Celulose Foto: Reprodução   

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Dia D de alerta à saúde do homem é realizado pela Prefeitura de Porto Seguro

Polícia evita crime contra mulher no Parque Ecológico

Instituto Ecoar realiza Musical de Natal

Decreto estadual obriga novamente o uso de máscaras

Moradores do Mercado do Povo pedem socorro