Teatro Trancoso apresenta gratuitamente espetáculo “A Saga do Boi”

 

O Teatro Trancoso apresenta, gratuitamente, o espetáculo “A Saga do Boi”. Com texto e direção de Làmppi Silveira e Rita Alves, a peça é inspirada no Boi-Bumbá, variação amazônica do Bumba Meu Boi - a dança folclórica brasileira que se originou no Maranhão.

De acordo com Làmppi, também gestor do Teatro Trancoso, “é uma farsa tragicômica. Além dos personagens principais do auto do Boi-Bumbá - Coronel, Boi Encantado, Catirina e Pai Francisco, traz um povo sofrido com a seca e os mandos e desmandos do coronel explorador”.

 

 

Làmppi conta que a peça tem também outros personagens importantes. “O narrador, testemunha de todos os acontecimentos; o cantador andante, que divulga notícias de onde passou por meio de sua arte - a cantoria; além da Morte, o Diabo e Nossa Senhora”.

“O espetáculo é uma colcha de retalhos com fragmentos de textos da literatura de cordel, do romanceiro, louvações, trechos de embolada de coco e uso de mamulengo, o teatro de bonecos do Nordeste”, explica o diretor.

 

 

A trilha é ao vivo com músicas de Sergio Ricardo e cantos da religiosidade popular. “Máscaras, figurinos e adereços foram confeccionados artesanalmente, tendo como inspiração manifestações da cultura popular brasileira”, diz.

As apresentações da peça “A Saga do Boi” acontecem aos sábados, às 18h, alternadamente com um número de variedades preparado pela troupe. “Teatro, circo, performances, mamulengos, teatro de sombras, sarau poético, música, contação de estórias... tudo em uma só noite”, conta Làmppi.

“A Saga do Boi” tem censura livre e fica em cartaz até 03/05.

 

Teatro Trancoso

“O Teatro Trancoso é um espaço criado para trocas de experiência artísticas, alternativas e comunitárias”, afirma o gestor. “Despertar nas pessoas o gosto e o sentimento de afinidades com as artes é nossa missão. Cidadania Cultural. Dar acesso”. 

“No ano inteiro, todos os sábados tem espetáculo. Também desenvolvemos habilidades com os cursos e oficinas. Realizamos rodas de conversas com lideranças e especialistas em diversas áreas. E oferecemos noites de cinema, palestras, shows, tudo gratuito”.

“O teatro está aberto para todas as formas de arte e expressões artísticas e artistas, famosos e desconhecidos, desconhecidos famosos e vanguardistas sonhadores”, convida Làmppi.

O Teatro Trancoso fica na rua do Telégrafo, s/nº, Colina. Mais informações no Instagram ou pelo WhatsApp (73) 99960-2348.

 

Agenda do Teatro Trancoso

Sempre às 18h

Março/25

01/03 - “A Saga do Boi”

08/03 - “Variedades”

15/03 - “A Saga do Boi”

22/03 - “Variedades”

29/03 - “A Saga do Boi”

 

Abril/25

05/04 - “Variedades”

12/04 - “A Saga do Boi”

19/04 - “Variedades”

26/04 - “A Saga do Boi”

 

Maio/25

03/05 - “A Saga do Boi” (última apresentação)

10/05 - “Variedades”

 

“A Saga do Boi” - ficha técnica

Texto: Làmppi e Rita Alves

1º Diretor: Làmppi Silveira

2ª Diretor: Rita Alves

Assistente de Direção: Junior Baeta

Elenco: Ana Paula Barros, Cacau Ferreira, Cintio Rodrigues, Dani Georg, Junior Baeta, Lámppi, Leandro Monteiro, Lua Blache, Luisa Paris, Marcia Martins, Naná Lavander, Olivia Camargo, Pérsio Ribeiro, Rita Alves, Santa da Mata e Tamara Flier

Direção Musical e Trilha Sonora: Làmppi

Músicos: Cintio Rodrigues (gaitas), Junior Baeta (zabumba), Làmppi (viola caipira e acordeon), Nana Lavander (rabeca) e Rita Alves (sanfona pé de bode)

Músicas: Sergio Ricardo, Làmppi Silveira e adaptações do folclore brasileiro

Cenário (criação): Làmppi e Rita Alves

Cenário (confecção): Làmppi

Cenário (confecção do sol): Marcor Urubu Rei

Máscaras: Naná Lavander e Rita Alves

Criação e confecção de figurinos: Rita Alves e Fernando Pessano

Pesquisa de Figurinos: Lia Udler e Rita Alves

Adereços e Objetos Cênicos: Naná Lavander e Rita Alves

Operador de luz: Mel Piolini

Fotos: Ana Limp, Ana Lima, Paula Blache, Gustavo Oliveira e João Botino

Live: Gugu Colodeti

Cerimonialista: Gabi Colodeti

Apoio: Casas da Lia


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Música em Trancoso 2025 tem participação especial de Daniela Mercury

Natanzinho abre Carnaval de Porto Seguro e arrastra multidão pra Passarela

Bandeiroza completa 30 anos de Carnaval no Arraial d´Ajuda

Confira a programação completa do Carnaval 2025 em Porto Seguro

Veja a programação dos blocos de rua do Carnaval 2025 de Santa Cruz Cabrália