O curitibano Paulo Ventura chegou em Porto Seguro no início da década de 1990 com uma missão. Recém-formado em cinofilia, queria disseminar na cidade as técnicas de adestramento de cães. Hoje, está celebrando 30 anos de atividade.
Nessas três décadas, Ventura atuou e continua atuando em ambientes civis e militares. Instruiu centenas de cães e ensinou pessoas para uma melhor convivência em ambientes domésticos.
Cinófilo militar, foi percussor da utilização dos cães K9 pelo 8º BPM, capacitando os animais para o trabalho policial. Ministrou dezenas de cursos e palestras, tendo atuado na segurança pública e privada.
Ventura explica que “o adestramento de cães é um aprendizado constante". Por isso, tem buscado o aperfeiçoamento contínuo. Todos os anos, participa de congressos e seminários de cinofilia. E se dedica diariamente, com afinco, a essa ciência em Porto Seguro.
Cinofilia
Na origem, cinofilia significa “amor pelos cães”. Atualmente, a palavra é utilizada para denominar a ciência que estuda os cachorros. Os estudos desenvolvidos pelo universo da cinofilia abrangem, entre outras questões, psicologia canina, saúde, desenvolvimento das raças, etc.
As técnicas de adestramento permitem ao profissional especializado compreender o comportamento e treinar cães para obedecer diversos comandos, desenvolver habilidades específicas ou corrigir condutas indesejadas.
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Porto Sport faz história e estreia com empate na Série B do Baianão
Escolinha Porto Seguro United é vice-campeã no Sub-13 da Valecup 2024
Câmeras auxiliam Polícia Militar a recuperar veículo roubado
Comitê debate criação de unidade de conservação na bacia da Lagoa Azul
Chalés da Floresta: opção de hospedagem e ecoturismo em meio à natureza