“O que distingue um povo do outro é a língua, porque ela é o traço que define a sua identidade cultural e a sua experiência no mundo. Mas o Brasil vive uma situação sui generis: ao mesmo tempo em que 98% da população fala o português, somos o país com uma das maiores diversidades linguísticas do mundo, com mais de 160 línguas nativas e africanas faladas em nosso território”.
A sinopse acima apresenta o documentário “Línguas da Nossa Língua”, lançado em 2023 pela Pindorama Filmes, do premiadíssimo diretor Estevão Ciavatta.
O filme é uma das atrações especiais da programação do Abril Indígena. Será exibido dia 25/04, às 15h, no Museu Indígena, na Coroa Vermelha; e dia 26/04, às 20h, na Vila Criativa Espaço Cultural, em Santo André. Entrada franca. Confira abaixo a programação completa na Vila Criativa.
Entre as tantas e tantas línguas faladas pelos brasileiros, de diferentes matrizes e sotaques, “Línguas da Nossa Língua” registra o patxohã, dos pataxós, com locações nas aldeias da Coroa Vermelha e Reserva da Jaqueira. E também o baianês. Originalmente produzido como uma série de quatro episódios de 56 minutos, o filme é uma versão editada de 118 minutos.
Caetano Veloso, Gregório Duvivier, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes, Alberto Mussa, André Baniwa, Nélida Piñon, Yeda Pessoa de Castro, entre outros convidados, participaram das gravações. O documentário é falado em onze línguas e diversas variantes do português do Brasil. E deixa uma indagação no ar: os brasileiros ainda falam português ou já existe uma língua brasileira?
Assista ao trailler de “Línguas da Nossa Língua”.
Programação Abril Indígena 2024 - Vila Criativa
26/04 (sexta-feira)
18h - Lançamento do livro "As Guerreiras na História Pataxó", de Nitynawã Pataxó - Mesa de debate com as lideranças indígenas Ubiracy Pataxó e Oiti
20h - Exibição do documentário “Línguas da Nossa Língua”, de Estevão Ciavatta. Depois, debate com participação do prof. dr. Gabriel Nascimento
27/04 (sábado)
18h - Desfile Moda Pataxó - Xaiene Pataxó
Roda de fogo - Xamanica
Apresentação artística
Awê Pataxo - Aldeia Mata Medonha
Gastronomia Indígena e artesanato
Imagens: reprodução frames
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Latam duplica operação entre os aeroportos de Porto Seguro e Congonhas
TV Evangelizar já está com canal digital aberto para Porto Seguro
Versão da Bíblia em áudio é finalizada e disponível gratuitamente online
Nelma Fidelis realiza sonho e publica livro dedicado ao empresário