Porto Seguro lança plano para retomada do turismo

“Retomada e fortalecimento da imagem dos destinos turísticos: Porto Seguro, Trancoso, Arraial d’Ajuda e Caraíva”. Com esse tema, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo reuniu grandes nomes do trade nacional e local para o lançamento de um projeto fundamental: atender à necessidade urgente de retomar efetivamente as atividades turísticas em Porto Seguro e seus distritos.

O evento, conduzido pela equipe da Sectur - liderada pelo secretário Paulinho Toa Toa, foi realizado de forma híbrida (presencial e virtual) na noite de 24/05/2021. Participaram o ministro do Turismo, Gilson Machado; diretores de companhias aéreas, grandes operadoras, Sebrae, parceiros, autoridades civis e militares; além de empresários e diretores de empresas turísticas da região. O encontro presencial aconteceu no espaço vip Isla, no Aeroporto Internacional de Porto Seguro. Mais de 100 pessoas acompanharam pela plataforma online.

O prefeito Jânio Natal enviou uma mensagem em vídeo saudando os participantes e apoiando as iniciativas que estão sendo implementadas. Jânio destacou o esforço e preocupação da sua gestão com a cadeia produtiva do turismo e a importância de realizar as ações em conjunto com o setor privado, para que as crises sanitária e econômica sejam superadas em todas as esferas. O ministro do Turismo, Gilson Machado, ressaltou a importância e o enorme prestígio de Porto Seguro no mercado brasileiro, reafirmando seu total apoio aos gestores, empreendedores e profissionais da Terra Mãe do Brasil.

Segundo o anfitrião, Paulinho Toa Toa, “Porto Seguro foi reaberta aos turistas desde o segundo semestre de 2020, porém nem todos se sentem seguros para viajar. Então o foco é mostrar para eles que o nosso destino está funcionando seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitária: obrigatoriedade de uso de máscara, higienização e distanciamento social”.

O secretário disse que “estamos realizando ações constantes de combate ao Coronavírus, com testagens em massa e vacinação ampla, implementação do Selo Porto Seguro Responsável, sanitização dos corredores turísticos e a construção do hospital municipal Referência Covid-19 no Arraial d’Ajuda, que será inaugurado em junho. Todas essas medidas promovem o cuidado com a vida dos moradores e dos turistas, que é nossa prioridade, mas cuida também da economia, geração de empregos e renda para nosso povo”.

Painéis presencial e online

Participaram do painel presencial a equipe da Sectur, com o superintendente, Anderson Quaresma; a diretora de Mercado, Aline Rodrigues e a diretora de Marketing; Brígida Carla; os representantes do Sebrae, Alex Brito e Flávia Goroni; da ABIH-BA, Wilson Spagnol; e o consultor Richard Alves.

Já o painel online contou com as participações ao vivo do Ministro do Turismo Gilson Machado; da Gestora de produtos master da Azul Viagens, Sônia Nunes; dos diretores da Itapemirim Linhas Aéreas, Lincoln Amano e Paula Bardon; do proprietário da Forma Turismo, Renato Costa; da gerente Regional Nordeste da Decolar; Renata Colla Bufarat; e do diretor de Sourcing Terrestre Nacional da CVC Corp, Cristiano Placeres.

Ações da Sectur

Durante o encontro foram apresentadas ações já realizadas pela Sectur e parceiros, em 2021, como as alianças estratégicas com o Governo Federal, através do Fungetur; com o Sebrae, Senac, Abrasel e outras entidades:

- Participação no “Projeto Experiências do Brasil Rural” do MTur, com o roteiro “Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores”, criado pela Secretaria

- Contratação de consultoria estratégica em turismo

- Promoção de campanhas como “Ainda é Verão” e das comemorações do “22 de Abril - Aniversário do Brasil”

- Lançamento do novo Festival Gastronômico Raízes, que acontecerá no mês de julho deste ano

- Reordenamento das atividades turísticas em Caraíva e Trancoso, que serão realizadas também em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda

- Volta da parada de navios de cruzeiro, já para o verão de 2022

Pesquisa

O consultor Richard Alves apresentou os dados de uma pesquisa realizada com 82 empreendedores, gestores e profissionais da área, que resultou em um panorama da demanda turística nos últimos seis meses. Através desses dados, foi elaborada e apresentada uma proposta de ações da Sectur, em parceria com os empresários e instituições da sociedade organizada, que visam proporcionar uma estratégia de promoção e comercialização do destino.


Com informações e fotos da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro)

Siga também o Jornal do Sol no Instagram

MATÉRIAS RELACIONADAS

Conheça os passeios do “Roteiro Rural” de Porto Seguro. É show!

Porto Seguro volta a ter escala de um navio de cruzeiro

Em tempos de pandemia, inovar é preciso

Porto, Arraial, Trancoso e Caraíva têm hotéis premiados pela TripAdvisor

“Raízes de Porto Seguro” tem inscrições abertas para festival gastronômico

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar