Sebrae abre inscrições para programa Revigora Turismo 2021

O programa, criado na Costa do Descobrimento, é modelo para diversas regiões do estado da Bahia. O público-alvo são micro e pequenas empresas que buscam formas de enfrentamento dos desafios trazidos pela pandemia

Estão abertas até 01/03/21, ou enquanto durarem as vagas, as inscrições para micro e pequenas empresas participarem do programa “Revigora Turismo Costa do Descobrimento 2021", do Sebrae, programa que tem parceria da ABIH, Abrasel, Abav e Senac. O lançamento da edição atual foi feito em reunião online realizada na plataforma Zoom, dia 23/02/21. E teve participação dos diversos setores do turismo regional, representantes das entidades envolvidas, como o gerente regional do Sebrae, Alex Brito, e o secretário municipal de Turismo, Paulo Onishi, além dos empresários do segmento.

A gestora de projetos do Sebrae, Flávia Goroni, intermediou a reunião e falou da importante participação dos segmentos envolvidos no ano passado, quando o programa foi elaborado, para dar uma direção ao empresariado diante dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. De acordo com a explanação da consultora Nelma Fidelis, que atua no desenvolvimento da proposta, o “Revigora Turismo” teve uma participação importante na pujança dos negócios regionais e, este ano, vem evoluindo com algumas entregas a mais do que no ano passado. “Foram seis meses de trabalho no ano passado e acreditamos que tivemos bastante êxito, embora haja ainda muitos desafios”, disse.

Entre os objetivos do programa estão: retomar atividades empresariais, com o vigor e energia de antes da pandemia, vivenciar novas oportunidades, integrar, gerar sustentabilidade aos negócios, otimizar os recursos disponíveis, promover renovação e se tornar ainda melhor, alcançando os melhores resultados. Nelma Fidelis afirmou que o “Revigora Turismo” nasceu como um projeto piloto, mas como outros gerados na Costa do Descobrimento, está levando para toda a Bahia experiências bem sucedidas eu se tornam importantes propulsores para o empreendedorismo.

A consultora elencou alguns desafios para as empresas em 2021. E dentre eles estão a necessidade de investir e realizar os avanços tecnológicos necessários, mesmo em meio à crise, conseguir entender e se aproximar do seu propósito, manter a equipe engajada e conduzir a mudança cultural necessária para pensar o negócio a partir da necessidade real dos clientes e não dos gestores. Coragem para analisar e repensar o negócio surge como uma ferramenta fundamental.

E como tendências para o ano, Nelma Fidelis apontou economia de baixo contato, tecnologias de autosserviço no turismo; viagens sem rótulos (hóspedes que viajam misturando trabalho com lazer); maior busca por ambientes de natureza e empresas mais humanizadas. Ela citou ainda os impactos já sentidos devido à mudança de comportamento dos clientes.

Como funciona o programa

Por nove meses, as empresas inscritas recebem consultoria em gestão empresarial, participam de reuniões com grupos de trabalho, desenvolvem plano de ação, com monitoramento mensal de ações, com abordagens coletivas por segmento ou de forma individual. O trabalho é desenvolvido como focos em vendas, relacionamento com o mercado e desenvolvimento de experiências para os clientes.

Ao todo, são 80 vagas para acompanhamento subsidiado pelo Sebrae para empresas do setor de turismo como os meios de hospedagem, agências e atrativos, bares, barracas e restaurantes, em Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. Para atendimento individual são 35 vagas, com um investimento de R$ 1. 175,00 por empresa, exceto as de alimentação fora do lar, cujo investimento é de R$ 990,00.

Para a empresária Juliana Mallilo, o programa foi importante para gerar união no trade: “o Revigora veio para dar um norte e para fortalecer as alianças”, afirma. E para a Natália Dardengo, do Restaurante Paulo Pescador, “foi revigorante o contato com consultores, o compartilhar das experiências, o momento de renovação. Conseguimos dar atenção para alguns projetos do restaurante, organizamos a empresa para que ela sobrevivesse enquanto esteve fechada, passamos a oferecer diferentes tamanhos de pratos, coisas que os clientes já pediam”. De acordo com o representante da Abrasel, Eduardo Orbelaender, o “Revigora Turismo” foi fundamental para estartar a associação: “tínhamos 14 associados e hoje temos 50”. Segundo afirmou o secretário de Turismo, Paulo Onishi, a iniciativa vem para trazer uma boa esperança num momento tão desafiador.