Programa de Reconhecimento Facial auxilia PM em prisões durante festejos juninos

Os festejos do São João de Porto Seguro contam com tecnologia de ponta e tem feito a diferença no trabalho da Polícia Militar. Além do policiamento ostensivo, a Passarela do Descobrimento conta com o Programa de Reconhecimento Facial e que até o dia 19 de junho auxiliou os policiais a realizarem 5 prisões durante o evento.

Segundo o 8º BPM, os suspeitos possuíam mandado judicial em aberto e foram identificados pelas câmeras do Cicom.

Para o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante da Unidade, este é um avanço na segurança pública. “As equipes do Cicom tem realizado um grande trabalho. Essa parceria tem sido uma facilitadora no exercício da atividade policial", disse.

Desde noite de quinta-feira, dia 16, o 8° Batalhão havia tomado as ações de policiamento no São João de Porto Seguro, desta vez, no circuito da Passarela da Cultura, tanto interna, quanto externamente.

No interior do circuito, patrulhas da PM monitoravam os presentes, enquanto que o efetivo empregado nos arredores, era responsável por fiscalizar a chegada e saída dos participantes na festa.

Veículo

No final da tarde do sábado, dia 18, policiais militares do 8° Batalhão receberam uma denuncia de que um veículo com restrição de roubo estaria circulando pelas ruas do distrito de Arraial D'Ajuda.

Em ronda, o veículo foi encontrado estacionado, em via pública, no bairro São Pedro. Ninguém foi preso e o veículo foi recolhido para adoção das medidas legais.

K9 Kabu

No final da tarde de sábado, dia 18, mais uma vez, o trabalho do cão K9 Kabu foi essencial para o êxito do Grupamento de Operações com Cães do 8° Batalhão, que realizou patrulhamento pelas ruas do bairro Campinho.

A PM conseguiu encontrar - após um homem empreender fuga por uma viela, ao avistar a guarnição - 35 porções pequenas de maconha e 39 porções pequenas de crack, por meio do ‘farejo’ do cão. O material foi apreendido, mas ninguém foi preso.

Cabrália

Na noite da sexta-feira, dia 17 de junho, a PM recebeu uma denúncia de que um adolescente havia sido roubado, no bairro Mirante, em Santa Cruz Cabrália.

Após algumas informações, os policiais conseguiram localizar o paradeiro do suspeito, que ao ver a guarnição, atirou contra os PMs enquanto fugia.

O homem não foi preso, mas os militares conseguiram recuperar o aparelho celular da vítima, que foi deixado para trás pelo criminoso, durante a fuga.

Moto Roubada

Na noite da sexta-feira dia 17, a polícia foi acionada, através do Cicom, para atendimento a uma ocorrência de roubo a veículo, na Rua Pero Vaz de Caminha, no Centro.  Em ronda pelas costumeiras rotas de fuga utilizadas pelos criminosos, a PM conseguiu avistar a dupla suspeita, que praticava um novo assalto. A PM conseguiu reaver a moto e devolvê-la. Ninguém foi preso.

Moto Roubada 2

Por meio de denúncia, policiais militares do 8° Batalhão foram informados de que uma moto, que havia sido tomada de assalto no último dia 02, no Pequi, próximo ao Colégio Cristina Batista, encontrava-se abandonada.

Assim os policiais foram até o local, localizaram o veículo e a conduziram para a Delegacia, para a adoção de medidas legais.

Primeiros Socorros em Unidades Escolares

Na quarta-feira, dia 15, o 8° Batalhão, em parceria com o 6° Grupamento, promoveu instruções direcionadas ao Corpo Pedagógico e demais funcionários das Escolas do "Modelo CPM" de Gestão Compartilhada. O treinamento ocorreu na unidade do Cambolo, em Porto Seguro, e na Victorino da Purificação Figueiredo, em Santa Cruz Cabrália.

Na ocasião foram realizadas oficinas sobre Primeiros Socorros, onde os participantes aprenderam como procedimentos básicos para situações de emergência como engasgo, parada respiratória, fraturas, convulsões, desmaios, entre outros.

Segundo a funcionária de uma das escolas, a experiência foi bastante enriquecedora. "Foi muito importante para o dia a dia de nosso trabalho e de nossa vida como um todo, pois é muito útil aprender a agir com segurança em momentos de emergência e risco. Aprendemos passos simples que poderão fazer a diferença entre a vida e a morte, não apenas de nossos alunos e familiares, mas também da nossa própria vida e de qualquer pessoa que possamos ajudar. Sem dúvida, foi uma valiosa capacitação!", disse.


 Com informações de 8° BPM Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

São João: Documentos perdidos podem ser recuperados na DelTur Porto Seguro

Sine Bahia divulga vagas para Porto Seguro

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios tem inscrições abertas

São João de Porto Seguro atrai mais de 100 mil pessoas à Passarela

Colaboradores do Resort La Torre participam de curso de Libras