Golpes com cartão: como se proteger?

Em outubro, um vendedor ambulante foi acusado de roubar o cartão de um turista no centro de Arraial d’Ajuda. E este tipo de golpe tem sido muito frequente. Para entender o que houve, de acordo com informações, o golpe aconteceu quando o vendedor insistiu para o turista pagar com cartão de débito ou crédito, o que foi aceito pela vítima.

Nesse momento, o vendedor começou a andar de um lado para o outro, explicando que o sinal da máquina estava fraco e quando finalizou a ‘venda’, entregou o cartão para o turista e foi embora.
Apenas no outro dia a vítima viu que o cartão não era o seu, mas já era tarde. Ao bloquear o cartão existiam compras no valor de R$ 2.700. O vendedor não foi encontrado.

Dicas

Mas há como se proteger. De acordo com a advogada Waléria Nogueira, A forma mais eficaz de se proteger contra fraudes bancárias é a atenção e desconfiança, além de ter mecanismos para se proteger contra golpes.

”Geralmente as operadoras de cartões disponibilizam  aplicativos de celular para que o cliente receba notificações de compras, além da senha do próprio cartão para conclusão da compra. Outra dica é que ao utilizar os caixas automáticos, estar atento a qualquer anormalidade, seja pelo cartão ficar preso, a máquina fazer a leitura e não apresentar nenhuma mudança na tela do caixa e, nestes casos chame imediatamente um funcionário do banco para lhe auxiliar”, ressalta.

A advogada também salienta o cuidado com o manuseio do cartão, do número contido na frente e o código de segurança. “Se terceiros oferecerem ajuda para usar o caixa automático, confirme se é um funcionário do banco, devidamente identificado, e nunca aceite ajuda de estranhos”, adverte.

Golpes digitais

Em relação aos golpes digitais, alguns cuidados também são importantes para se evitar dores de cabeça, defende Waléria. “Ao receber mensagens ou e-mails com links ou arquivos anexos, se não conhecer o remetente, desconfie, não clique no link, não abra o arquivo e entre em contato com o remetente. Ainda que este responda, verifique se é uma fonte confiável antes de clicar em qualquer link ou fornecer qualquer informação, ainda que sejam números enviados pelo próprio remetente”, alerta.

Waléria também comenta que ao receber propagandas com promoções  das redes sociais ou internet, sempre é importante pesquisar se realmente o proponente está realizando a promoção em seu site oficial e na dúvida ligue na central de atendimento para confirmar antes de abrir um link. “Também fique atento às ligações de pessoas dizendo serem funcionárias do banco, principalmente quando pedem dados pessoais, sigilosos e de segurança. Nuca forneça, principalmente senhas e códigos de verificação, na dúvida entre em contato com seu gerente ou o responsável no bancos”, explica.

Segurança

Outra forma de se defender de golpes é escolher administradoras de cartão seguras, argumenta a advogada. “Antes de optar por uma administradora de cartão, pesquise sua reputação na internet. E, em caso de sofrer um golpe ou fraude, o cliente deve imediatamente comunicar a administradora do cartão sobre o ocorrido e requerer o bloqueio do mesmo. Se houver compras indevidas, peça o cancelamento ou suspensão da mesma via aplicativo ou telefone, informando o ocorrido fraudulento”, comenta, afirmando que as pendências devem ser resolvidas em até 5 dias após a abertura do protocolo.

Waléria reforça que caso a administra dora não realize o pedido, é possível mover ação judicial para solucionar o conflito. “Para os magistrados brasileiros, há um entendimento pacificado de que os bancos possuem responsabilidade objetiva, independentemente de dolo ou culpa”, finaliza.


Imagens: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Adolescentes são apreendidos com armas e drogas em Trancoso

Carnaporto 2022: adquira seu ingresso para curtir na pista ou de camarote

UFSB abre chamada para participação em seu Conselho Estratégico

Obreiros do III Milênio promovem 20ª Feijoada Solidária dia 21/11

Prefeitura realiza obras em ruas da Orla Norte e Arraial d’Ajuda