Corredores ecológicos são essenciais para a manutenção da fauna e flora silvestre

Os corredores ecológicos são faixas de vegetação que promovem a conexão entre áreas fragmentadas isoladas, podendo ser áreas de conservação ou Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Estes espaços são de extrema importância para a manutenção da fauna e flora silverstre, pois garantem o deslocamento de animais na paisagem, evitando que esses passem perto de comunidades, áreas de criação de gado e rodovias. É também um forma de auxiliar o fluxo gênico e a dispersão de sementes entre essas áreas.

No Brasil, há mais de 1.700 RPPNs, que mantém e conservam a biodiversidade do País. Na Costa do Descobrimento, alguns exemplos de áreas de conservação são a Estação Veracel e a Rio do Brasil, que desde 2017, trabalham ações de conservação ambiental na localidade. Para se ter uma ideia da importância dessas RPPNs, a Rio do Brasil registrou 502 espécies de animais  e, destas 17 constam como ameaçadas de extinção em seus 975 hectares de remanescentes de Mata Atlântica.

Já a Estação Veracel foi reconhecida internacionalmente com o título de Sítio do Patrimônio Mundial Natural (SPMN), concedido pela UNESCO em 1999 e é considerada um espaço fundamental para a conservação de biodiversidade. A estação, com 6 mil  hectares, está entre as dez áreas com maior diversidade de espécies de árvores por hectare do Brasil.

Exemplo

Um exemplo é o projeto observação de aves, realizado também em parceria com o PARNA do Pau Brasil e o Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que aproximam as comunidades da natureza com atividades educacionais em prol da conservação ambiental e da observação da natureza. As reservas fazem parte do ConBio, uma rede de pesquisa, juntamente com outras unidades de conservação e várias instituições de pesquisa para o compartilhamento de informações acadêmicas que contribuem para a conservação ambiental.

Para o Gestor Administrativo e Operacional da Reserva Rio do Brasil, Cleiuodson Lage, conhecido como Peu, a sinergia entre as RPPNs é importante, pois o trabalho em parceria ajuda a dar escala e robustez às ações. “É muito mais eficiente em termos de recursos financeiros, humanos e em resultados. Além disso, trabalhar com outras reservas nos ajuda a olhar a problemática com outros olhos e outras experiências, o que agrega bastante para a tomada de decisões de acordo com a realidade local”, acrescentou Peu.

A Coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel, Virginia Londe de Camargos também ressaltou o papel estratégico e bem-sucedido das RPPNs como áreas-chave para a proteção e estudos da biodiversidade em diferentes regiões de nosso país. “É extremamente importante que, cada vez mais, as RPPNs unam seus trabalhos e esforços pensando em um contexto de território, como no caso das ações em sinergia que executamos com a RPPN Rio do Brasil aqui na Costa do Descobrimento”, afirmou.

Iniciativas

As iniciativas como o Projeto do Corredor Ecológico entre a RPPN Estação Veracel, o Parque Nacional do Pau Brasil e a Rio do Brasil, têm, segundo dissertações acadêmicas e estudos recentes, o indicado que a implementação do corredor entre as duas reservas é viável e altamente recomendável, uma vez que dará aos animais a oportunidade de se deslocarem entre elas e aumentar suas populações, bem como conservar espécies ameaçadas.

No sentido de trabalhar a educação ambiental, as RPPNs também têm papel fundamental. A realização de eventos de observação de aves e caminhadas ecológicas dentro do corredor, proporcionam atividades, que inclusive podem gerar renda com o turismo sustentável.

Em fase de viabilização, a conexão entre a RPPN Rio do Brasil e Refúgio de Vida Silvestre Rio dos Frades, que fica na beira da praia, em Trancoso, e tem sido um objetivo constante. De acordo com Peu, as RPPNs que possuem programas de conservação bem estruturados, como a Estação Veracel e a RPPN Rio do Brasil, já têm trabalhado há muito em um contexto territorial para integrar os fragmentos da região com corredores ecológicos.


Com informações da Ascom Veracel Fotos: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Enfermagem habilita profissional para resguardar a saúde das pessoas

Artistas ocupam canteiro de obras do Porto Sul, em Ilhéus

Loja de produtos artesanais expõe diversidade da economia solidária

Governo baiano informa que mantém congelamento de ICMS sobre combustíveis

Selo Great Place to Work outorga La Torre Resort pelo 3º ano