Karatecas da Olímpia Fit disputam seletiva para Pan Americano

Entre os dias 13 e 17 de julho, a delegação de Atletas da Seleção Baiana de Karatê participam da etapa final do Campeonato Brasileiro, em Uberlândia/MG. A competição vale vaga para a seleção brasileira que vai disputar Pan Americano de Karatê, no México, em agosto desse ano. Nessa delegação quatro portossegurenses também entram na disputa que terá a participação dos melhores da modalidade de todo o Brasil.

João Gabriel Macedo, Sabrina Triado, Alice Vieira e Alexandre Cherubin foram os selecionados de Porto Seguro. Os atletas fazem parte do Centro de Artes Olímpia Fit e tem como treinador, o professor Carlos Vieira Santos, técnico da Seleção Baiana de Karatê e atleta, que representou o Brasil, a Bahia e Porto Seguro em competições nacionais e internacionais.

Dois deles - Alice Vieira e Alexandre Cherubin – contam com o patrocínio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer do município.

A Modalidade

O Karatê é em uma arte marcial japonesa que possui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas como método de ataque e defesa pessoal. Karate significa “mãos vazias”.

Possivelmente originário da China, o esporte se desenvolveu e evoluiu no Japão, onde recebeu um acréscimo ‘do’ (Karate-Do), que significa “caminho”, para acrescentar à luta os aspectos filosóficos e físicos, cujas técnicas visam disciplinar o corpo e a mente.

O nível atingido por cada carateca é classificado através de um sistema de faixas coloridas (classe Kyu), na seguinte ordem: branca, amarela, vermelha, laranja, verde, roxa, marrom e preta, sendo a branca a iniciante e a preta, para a classe Dan, quando o esportista atingiu todos os conhecimentos da classe Kyu e domina a arte marcial.


Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Atleta de Porto Seguro se classifica para o Mundial de Natação

Porto Seguro faz bonito no Campeonato Baiano Rugby Sevens de Clubes

Luis Pedreira é campeão de etapa do Brasileiro de Beach Tennis

Circuito Conexões Náuticas é realizado em Cabrália

Arraial d’Ajuda sedia Mundial de Capoeira em julho