Inscrições para a 25ª OBA seguem até 10 de maio

A Maior olimpíada científica do Brasil, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) chega a sua 25ª edição e traz novidades. Além da prorrogação das inscrições até o dia 10 de maio, o evento desse ano voltará a ser 100% presencial.

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e recebe alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio, em todo território nacional e no exterior. A exigência é fazer parte de escolas que tenham como língua principal o português.

O evento acontece no dia 20 de maio e voltará a ser realizada somente na forma presencial na escola e em fase única. Escolas públicas e particulares podem se cadastrar pelo site da OBA. Em caso de a escola não ter sido cadastrada, o estudante interessado em participar poderá recorrer a outra escola com cadastro de sua região, desde que com consentimento desta, para realizar a prova junto a ela.

Níveis

A olimpíada é dividida em quatro níveis - os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio - e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível. 

Os alunos e os professores podem se preparar para a prova através do aplicativo ‘Simulado OBA’, disponível para celulares, tablets, e computadores, e pelo site da olimpíada, que fornece vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores. Além disso, também apresenta conteúdos no seu canal no Youtube.

Processo Seletivo

Os melhores classificados na OBA, participarão de um processo seletivo para representar o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2023. Os participantes dessa edição ainda concorrerão a vagas na Jornada Espacial, que acontece em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

O objetivo da OBA é  fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciências, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. Outro evento também acontece junto com a OBA é a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que teve as inscrições finalizadas no dia 1º de maio.


 Com informações da Ascom OBA Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto + Profissional tem formatura do 1º ciclo

Senac promove cursos para Jovem Aprendiz

Comunidade do Arraial realiza vaquinha solidária para abertura de creche

Universidades Estaduais terão concurso para professores

Uesc regulamenta documento sobre assédio e discriminação