Vazamento de esgoto atrapalha comércio em Coroa Vermelha

Um vazamento de esgoto tem deixado muitos cabralienses insatisfeitos. Nas ruas Inhaiba e Pau Brasil, em Coroa Vermelha. Além do odor, os reclamantes informam que a sujeira, misturada com as águas da chuva tem entrado nas pousadas e tomado as ruas, não possibilitando inclusive a passagem de carros e transeuntes no local. A origem ainda está sendo investigada.

Segundo um dos donos do empreendimento próximo ao local, Vinícius Brandão, o esgoto estaria vindo de um condomínio próximo ao antigo Hotel Quarup. “É um esgoto a céu aberto e para que ele nõ escorra para a praia fizemos uma espécie de barragem e dragando esta água para descartar na rede de esgoto depois. Desde o dia 20 de dezembro estamos enfrentando este problema. Inclusive minha pousada está fechada por conta disso”, declarou. Ele informa também que a Embasa e a Prefeitura tem se omitido da responsabilidade. “ A Embasa informou que o Hotel Quarup deve cerca de R$148 mil e que por conta disso seu esgoto não é tratado”, revelou.

A situação ficou tão insustentável que o empresário e um funcionário chegaram às vias de fato em uma discussão mais calorosa.

Órgãos

Inclusive, segundo informações, na tarde do dia 3, estiveram no local um engenheiro da Embasa com dois carros de sucção, dois vereadores, o Secretário de Obras e um engenheiro da prefeitura, para realizar os trabalhos no local e analisar a origem do esgoto.

Porém, mesmo o Jornal do Sol tendo procurado, tanto a Prefeitura, quanto a Embasa, nenhum dos órgãos se manifestou a respeito do assunto. 

O Outro Lado

O proprietário do antigo Hotel Quarup, Luiz Cezar Espinola Britto, informou que não tem responsabilidades pelos resíduos despejados na rua Inhaíba no loteamento Rio Jardim - Coroa Vermelha. O imóvel possui válvula de retenção ligada a rede de esgoto para evitar retorno quando ocorrem alagamentos causados por chuvas. Luiz também informou que este problema ocorre há anos no local e segundo a Embasa, isso ocorre em virtude de a localidade não possuir rede para água fluvial.

“Referente a publicação no Youtube pelo reporte Guilherme Santos, consiste em um ato de extrema irresponsabilidade causando depreciação do imóvel e danos financeiros sem ter conhecimento real dos fatos em que relatou, com a finalidade de proteger as atitudes inconsequentes e arbitrarias do filho Vinicius, não nos dando direito de resposta com provas que vão de encontro as suposições daquele” informou.

Sobre o debito da Embasa relatado pelo reporter Guilherme, Luis explica que ocorre em virtude de cobranças de valores de esgoto indevidas, já que não é utilizado o serviço de água oferecido, por que o hotel possui um poço artesiano e um sistema de filtragem próprio de água. “Foram cobrados valores elevados feito por estimativas. Já foi solicitado a revisão dessa cobrança, porém, nunca obtivemos retorno concreto, onde a Embasa diz aguardar posição de Salvador. Salientamos que o imóvel (Quarup Praia Hotel), encontra-se arrendado a outra empresa há mais de cinco anos”, finaliza, informando também que o Residencial Quarup, não é de sua propriedade que é condômino do local.

Representantes da Embasa e da Prefeitura estiveram no local e já realizaram a manutenção da rua, tanto de nivelamento, por conta da ‘barragem’, quanto de sucção da água.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Novo presidente do TCE/BA é empossado

Governador anuncia obras de infraestrutura em visita a Belmonte

Porto Seguro tem 346 casos de Covid-19 em isolamento domiciliar

Prefeitura anuncia pacote de obras com ponte para o litoral Sul e bondinho

Carnaporto Axé Moi 2022: Ivete Sangalo confirma presença