E-Título facilita vida do eleitor. Baixe o seu

Você sabia que o e-Título serve como documento de identificação eleitoral na hora da votação? Se o eleitor tiver a versão atualizada e biometria cadastrada com foto, basta apresentar o aplicativo no celular aos mesários. Com o e-Título pode ser consultado também o local de votação, fazer pedido de justificativa; emitir certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal, entre outros serviços.

Mas o eleitor tem só até às 23h de sábado, 01/10, para baixar e ativar o e-Título. É importante salientar que, dia das eleições, o aplicativo vai estar inativo para baixar ou atualizar. Segundo o TSE, cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo e-Título. Somente neste ano, foram registradas mais de 13 milhões de ativações.  
O e-Título funciona nos sistemas Android e iOS e pode ser baixado na App Store e na Google Play.

Ordem da votação

Nessas eleições teremos que votar cinco vezes. Saber de antemão quais os números dos seus candidatos é muito importante para evitar confusões ou erros. Se o eleitor digitar um número errado e confirmar pode até mesmo anular o voto. Com o número correto, aparece na urna a foto do candidato.

O eleitor pode e deve levar uma “cola”, de preferência no papel, já que os celulares e eletrônicos estão proibidos dentro das cabines de votação. A ordem não pode ser alterada. Para chegar na votação de presidente da República, é necessário ter votado em todos os demais cargos, a saber:

- Deputado Federal (quatro dígitos)

- Deputado Estadual (cinco dígitos)

- Senador (três dígitos)

- Governador (dois dígitos)

- Presidente da República (dois dígitos)


Dan Hudson (estagiário sob supervisão de Hilda Rodrigues)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro ultrapassa 100 mil eleitores. Confira a distribuição

Armas e celulares estão proibidos nos locais de votação

Bahia tem cinco candidatos a governador e quatro ao Senado

Eleições 2022: pesquisa boca de urna é legal?