Novo decreto publicado pelo Governo da Bahia no Diário Oficial, dia 15/02, jogou água na fervura de quem planejava botar o bloco na rua nesse Carnaval. Apesar da liberação de eventos para até 1.500 pessoas, a medida é incisiva ao proibir, até 02/03/22, em todo o estado, “a realização de festas de rua, especialmente eventos carnavalescos tais como blocos, fanfarras, marchinhas desfiles e afins”.
Segundo o governador Rui Costa, o objetivo é evitar qualquer tipo de aglomeração e o descumprimento dos protocolos sanitários. Entretanto, ficam autorizados, até a mesma data, os eventos e atividades com presença de público de até 1.500 pessoas, “tais como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos e privados, eventos científicos e profissionais, exposições, circo, teatros, cinemas, museus e afins”.
Quem estava com saudades do empurra-empurra e das aglomerações de uma das festas mais tradicionais de Porto Seguro e do Brasil vai ter que esperar. O último Carnaval de rua, com grandes atrações, trios elétricos nas ruas e a saída também dos blocos culturais que ganhavam cada vez mais força na cidade, foi realizado em 2020. Diante das novas medidas, devem ganhar força as festas privadas, em barracas de praia, hotéis e demais empreendimentos turísticos.
Um outro decreto, também publicado dia 15/02, mantém o expediente normal nas repartições públicas do Poder Executivo Estadual nos dias 25 e 28/02 e 1º de março de 2022.
Com informações da Secom Gov/BA - Foto: Bloco Suvaco do Cabral 2020
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura estabelece novas normas para circulação de ônibus de turismo
WhatsApp: Justiça baiana aceita citação por meio de aplicativo
Mastercard Jazz Trancoso encanta moradores e turistas