A pandemia ainda continua fazendo vítimas. Para quem depende da doação de sangue seja para o atendimento a acidentes e cirurgias, ou para tratamento e manutenção de pacientes com doenças crônicas, o baixo estoque de sangue, ou melhor a situação crítica em que se encontram os hemocentros, acende um alerta.
Na Costa do Descobrimento, o Hemocentro Regional de Eunápolis (Hemoba) atende 8 municípios, e segue na mesma situação de muitos outros centros de hematologia. Segundo a enfermeira do Banco de Sangue Regional de Eunápolis, Patricia Maria de Araújo, o número de doadores diminuiu ainda mais nesse ‘pós’ pandemia.
“O estoque já era crítico, mas no último mês o número de doações despencou. O ideal para mantermos os atendimentos seria realizar 600 coletas mensais, pois atendemos a região toda, o hospital da Costa de Cacau e, quando necessário ainda enviamos o material para Salvador. Lembrando que só para os tratamentos – sem contar as cirurgias eletivas – são atendidas entre 300 e 400 pessoas”, explica.
Doação
Para doar é preciso estar em boas condições de saúde, estar alimentado e comparecer ao HemoBA com documento oficial com foto, onde é feita uma entrevista. Além disso é necessário ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos deve ser acompanhado pelos pais), pesar mais de 50 kilos e, caso possua tatuagem aguardar 12 meses para realizar a doação.
Patricia ainda ressalta que, desde o início da pandemia, apenas o hemocentro tem participado da coleta, mas que a coordenação do HemoBa, está articulando para voltar com a campanha em Porto Seguro, no Lacen.
O Hemocentro Regional Eunápolis fica na Avenida Brilhante, s/n – Pequi. Para doar é preciso apresentar um documento original com foto, como RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte.
Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Ação Plogging na Praia é realizada sábado, dia 8 de outubro
2º Festival de Surf em Belmonte tem Luau e Remada da Lua
Biblioteca de Caraíva: O mundo dos saberes está ameaçado
Curitiba recebe campanha Porto Seguro Para o Mundo no Agente TÁ ON
Empresário de Porto Seguro conquista Prêmio Jovem Brasileiro