O governador Jerônimo Rodrigues (PT) empossou a desembargadora Cynthia Resende como governadora em exercício da Bahia. A presidente do TJ assume o cargo por sete dias devido a uma viagem internacional de Jerônimo.
O substituto imediato seria o vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Mas renunciou a essa possibilidade devido às eleições municipais. Ele aparece como um dos pré-candidatos à prefeitura de Salvador. A cerimônia aconteceu na manhã de sábado, 11/05, no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), na capital baiana.
O governador viaja em missão à Holanda, Bélgica e Alemanha, retornando na sexta-feira, 17/05. A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, natural de Aracaju, é a quarta mulher a assumir a presidência do TJ-BA e a terceira governadora interina do estado.
Graduada em Direito, pela Universidade Católica do Salvador, a governadora está no TJ-BA desde 1984, quando foi aprovada no concurso público para o cargo de juíza e iniciou a carreira na Comarca de Brejões, no Vale do Jiquiriçá.
“Hoje ela está nesse lugar de governadora porque ela percorreu uma trajetória dentro do TJ e assim assumiu a presidência. As pessoas se movem pelos sonhos e por bons exemplos”, disse Jerônimo.
Para Cynthia Resende, assumir o cargo do executivo fortalece a confiança no poder judiciário. “É uma grande responsabilidade assumir o cargo de governadora de estado, mesmo interinamente e, ao mesmo tempo, é uma confiança do executivo no Tribunal de Justiça”.
Com informações de Milena Fahel/GOVBA - Foto: Thuane Maria/GOVBA
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Porto Seguro tem quatro projetos selecionados no Novo PAC
Delegado Sinézio é o novo titular da Deltur de Porto Seguro
BRT Lounges inaugura no aeroporto de Porto Seguro sua 1ª sala VIP do país
Veja quem vai tocar no São João oficial de Porto Seguro
Inspeção avalia cumprimento de decisão judicial sobre servidões no Arraial