Publicado na ed. 405 do Jornal do Sol
Hora de voltar à rotina, fim das férias escolares. Neste período, surgem as dúvidas na hora de montar o lanche para as crianças levarem para a escola. Os pais querem lanches saudáveis e nutritivos, porém crianças em idade escolar já possuem suas vontades alimentares e muitas vezes preferem salgadinhos, refrigerantes e balas; e fica difícil convencê-las a trocar essas guloseimas por frutas, verduras e legumes.
As estatísticas demonstram que o número de crianças e adolescentes obesos no país já chega a seis milhões. Esse fato faz com que aumente ainda mais a preocupação dos pais com a alimentação dos seus filhos e criança mal alimentada fica com déficit de atenção e sonolência, e, portanto, a assimilação das aulas fica comprometida.
Um lanche para ser considerado nutricionalmente balanceado deve conter:
- Carboidratos, que estão presentes nos pães, biscoitos e bolos. Estes alimentos fornecem energia para que as crianças realizem as tarefas do dia, como estudar, brincar e correr.
- Vitaminas e minerais, que são encontradas nas frutas. Estes nutrientes fortalecem o sistema imunológico, e um sistema imunológico fortalecido afasta doenças.
- Proteínas (de preferência leite e derivados, que são também fonte de cálcio) fortalecem os ossos, dentes e constroem pele e músculos, entre outras funções.
Bem, diante destas informações haja criatividade para montar uma lancheira saudável e atrativa ao mesmo tempo. Mas não é impossível. Basta um pouco de dedicação e boa vontade. Vejam algumas opções de lanches.
Lanche 1:
- ½ pão francês ou 2 bisnaguinhas com 1 colher de sopa de requeijão ou 1 fatia de queijo branco
- 1 caixinha de suco de laranja ou suco natural caso a escola possua cantina
Lanche 2:
- 1 fatia de pão integral com uma colher de sobremesa de geleia de frutas
- 1 caixinha de achocolatado ou 1 iogurte
- 1 fruta da preferência da criança
Lanche 3:
- 1 fatia de bolo caseiro simples
- 1 caixinha de bebida à base de soja com sabor de frutas
- 1 fruta
Como fonte de carboidratos no lugar do pão, ofereça de vez em quando biscoitos de água e sal, cream cracker ou biscoitos doces de aveia e mel, leite, maisena, barrinha de cereais etc.
Bons estudos e saúde a todos!
Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento