Em janeiro, a startup Comida Invisível e o Grupo La Torre realizaram um encontro com estabelecimentos comerciais e hoteleiros, associações assistenciais e colaboradores do grupo, cujo objetivo é conectar parceiros e unir forças para inspirar um futuro mais justo, sustentável e livre de desperdício de alimentos para os estabelecimentos de Porto Seguro. Foram abordados aspectos jurídicos e sanitários para uma doação segura, legislação e como a plataforma pode auxiliar e garantir a segurança em todo o processo.
Os presentes compartilharam suas experiências, dúvidas e necessidades. A idealizadora do projeto, Daniela Leite, explicou que o objetivo é tornar a cidade de Porto Seguro um exemplo de referência no combate ao desperdício de alimentos e economia circular.
“Com a adesão de hotéis, supermercados, indústrias alimentícias doando, os alimentos que estão próprios para consumo, mas que perderam o valor comercial para ONGs ajudam as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Através da plataforma da Comida Invisível, mais de 2 milhões de refeições foram direcionadas para associações assistenciais em 2023, resultando na redução de mais de 800 toneladas de CO2. De outubro até o final de dezembro, somente o Grupo La Torre doou 1.677 refeições com essa prática sustentável”, declarou.
Doação
Daniela explica que não é proibido doar e que esse é um processo totalmente legal, conforme a lei 14.016 de 23 de junho de 2020. “A plataforma certifica as ONGs com o apoio de uma equipe de nutricionistas espalhadas por todo o país, garantindo a segurança jurídico-sanitária no destino do alimento doado”, ressalta.
Para Luigi Rotunno, CEO do Grupo La Torre, a fome e o desperdício são realidades opostas de um mesmo cenário, mas nós podemos mudar tudo isso. “Temos orgulho em estar entre as empresas que entendem a importância dessa mudança. Eu acredito fortemente que a tecnologia deve estar a serviço do humano para a construção de uma economia sustentável e uma sociedade mais justa e inclusiva”, salientou, convidando os empreendedores de Porto Seguro a se unirem ao Comida Invisível e fazerem parte dessa rede de solidariedade.
A FAO/ONU com selo Save Food e o selo Wise Waste Cities considerou a iniciativa da Comida Invisível como uma das 20 soluções mais inovadoras no combate ao desperdício de alimentos no mundo. Para informações e como participar na plataforma da Comida Invisível.
Com informações e fotos de Aline Alcântara / YaaYoo
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Festival Jazz Trancoso 2024 tem presença de quase 3 mil pessoas
Confira a programação do Carnaval 2024 em Porto Seguro
Porto Seguro divulga calendário de eventos para 2024
Resort La Torre recebe, pelo quinto ano, selo Great Place to Work
Resort La Torre inaugura usina de geração distribuída de energia solar