Como se alimentar em dias de frio

Maria Luiza dos S. Cardoso

Para evitar o ganho de peso nos dias mais frios de inverno é importante avaliar com critério os alimentos escolhidos. Neste período o corpo sente a necessidade de alimentos com alto teor de carboidratos e de gorduras. Este fato acontece porque para se manter aquecido o gasto energético é maior.

Quando termina o inverno e as roupas de primavera\verão são novamente colocadas em uso é que se percebe que o peso aumentou. Consequentemente vem a alteração de algumas taxas que são referência para a saúde, como colesterol, glicose e triglicerídeos.

A alimentação deve ser manter saudável e balanceada. Claro que não é necessário passar vontade e não provar os alimentos típicos desta época do ano. Então vamos a algumas dicas para manter a saúde e a alegria no ato de comer:

- Caldos

Prefira os caldos com base de legumes como abobora, abobrinha, couve, inhame, batata doce enriquecido com carnes magras e de preferência para aves e pescados. Finalize com azeite extra virgem e acompanhe com torradas de pão integral.

- Bebidas quentes

Os chás de ervas aromatizadas como hortelã, camomila e erva doce que além de diminuir a ansiedade aquecem o corpo. Chocolate quente deve ser consumido com moderação, a recomendação é utilizar chocolate com concentração acima de 70% de cacau e preferir o leite desnatado. 

- Fondues

Use queijos magros e para acompanhar substitua o pão por talos de legumes (cenoura, pepino e nabo e sal). Caso queira consumir com pão as quantidades devem ser moderadas.

- Outra dica é não deixar de consumir frutas, legumes e verduras. São alimentos que trazem saciedade, diminuindo o consumo de alimentos mais calóricos e são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água. Use cozidos, assados ou refogados.

- Água

Muitas pessoas neste período sentem dificuldades em consumir água. A dica é medir a quantidade de água necessária no dia, dois litros, e ir consumindo 50 ml a cada meia hora.  A hidratação é fundamental para evitar ressecamento de mucosas e auxilia na prevenção de doenças respiratórias.

Saúde a todos!


 Maria Luiza dos S. Cardoso é nutricionista, especialista em obesidade e emagrecimento

 

 

 

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