Governo baiano torna facultativo o uso de máscaras em áreas abertas

No mesmo dia em que Porto seguro tornou opcional o uso de máscaras em ambientes fechados, o Governo estadual publicou  - sábado, dia 2 de abril -, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), o decreto tornando facultativo o uso de máscaras em ambientes ao ar livre, em toda a Bahia. A lei também vale para espaços com ventilação natural e deve ser observado o distanciamento social adequado. 

Exceto em Porto Seguro e Vitória da Conquista, onde,  em ambientes fechados pode-se ficar sem máscaras, segundo resoluções municipais, as demais cidades ainda seguem com o uso do EPI. Outra determinação que continua em vigor é o acesso exclusivo para pessoas vacinadas contra a Covid-19 e o respeito aos protocolos sanitários.

Obrigatório

Como em Porto Seguro, o uso de máscaras segue obrigatório nos transportes públicos, e seus respectivos locais de acesso; hospitais e demais unidades de saúde; e escolas e universidades. Além desses, shopping centers, bares e restaurantes; teatros, cinemas e museus; igrejas e outros templos religiosos ainda seguem disposições do governo estadual e a obrigatoriedade do EPI. O mesmo vale para filas de atendimento de serviços públicos ou privados; em ruas que funcionam como corredores comerciais e em outros lugares com características semelhantes, com intensa interação entre pessoas, a exemplo de feiras, mesmo em ambientes abertos.

O decreto ainda recomenda que idosos, imunossuprimidos e gestantes, ainda que vacinados contra o Coronavírus, mantenham o uso de máscaras como garantia de proteção.


Com informações de Secom Gov BA Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Médicos insatisfeitos no HDLEM: IGH se pronuncia

Porto Seguro será sede do Governo Federal no 22 de abril

Tecnologia auxilia no estudo e preservação dos corais

Secretarias de Cultura e Turismo lançam projeto Bahia Estado Locação

PT lança pré candidatos em Salvador