Cabrália exige comprovante de vacinação para acesso a locais coletivos

Na quarta-feira, 03/11, o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos, assinou Decreto que torna obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação para ter acesso a estabelecimentos e locais de uso coletivo como repartições públicas, instituições de ensino, estabelecimentos comerciais em geral – supermercados, farmácias, padarias, lojas, açougues, bares -, locais de visitação turística, restaurantes, hotéis, pousadas, cabanas de praia, passeios turísticos, shows, eventos, igrejas e templos religiosos, academias de ginástica, centros de treinamento e de condicionamento físico. Além dos frequentadores, também os funcionários dos estabelecimentos deverão estar vacinados.

Serão aceitos como documentos válidos para comprovação vacinal, o certificado digital, disponível na plataforma do SUS – Conecte SUS, ou o cartão de vacinação em papel, emitido no momento da imunização pela Secretaria de Saúde de Cabrália ou outras instituições governamentais nacionais ou estrangeiras.

Proteção

De acordo com o prefeito, a medida visa proteger os munícipes. “A pandemia ainda não acabou e mesmo nós sendo exemplo como o primeiro município do Sul baiano a iniciar a vacina em adolescentes, ainda não conseguimos atingir 100% de nossa população. Diante disso e dos últimos fatos como a preocupação do governador quanto ao aumento de casos e também pela crescente da doença na Europa e na Ásia, não poderíamos fechar os olhos”, explicou, salientando que em diversos eventos que acontecem no Brasil e locais turísticos, o comprovante vacinal é exigido, bem como a utilização de máscara e álcool gel.

Outro Lado

Para o diretor presidente da UNI Líderes, Kevin Eleto, a medida é descabida e pode causar a evasão e turistas do Município. “Hoje temos mais de 55% da população brasileira vacinada e até o fim do ano deve chegar a 60%. Não existe o porquê que de pedir um comprovante para aquele que vão à padaria, ou a um restaurante, por exemplo. Entendo que em São Paulo, grandes eventos têm feito esta exigência, mas me parece muito mais uma medida política, do que de cuidado com a saúde da população. Principalmente neste momento tão favorável à nossa região que tem voltado a receber o público e que deve ter uma das melhores temporadas de verão”, afirmou.


Com informações da Assessoria de Imprensa de Cabrália - Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Frente Parlamentar Mista Ambientalista do Extremo Sul da Bahia é lançada

Ciranda da Vida busca voluntários para auxiliar na Feira de Flores

Marinha comemora Dia do Amigo com cerimônia e posse de novo presidente

Projeto Skate para o Futuro leva alegria e aprendizado a moradores do Campinho

Estação Veracel completa 23 anos de proteção da Mata Atlântica