Despesas do município para 2023 tem leitura na Câmara 

A 14a Sessão Ordinária do segundo período Legislativo, ocorrida na quinta-feira, 10 de novembro, teve a leitura de da PL 105/2022, do Executivo Municipal, que estima a Receita e Fixa a Despesa do município de Porto Seguro para o exercício financeiro de 2023. Segundo o texto, o orçamento é de R$748.204.388,00 e será dividido entre fisco do Legislativo e Executivo, e Social e Saúde. 

Além desse, mais dois PLs, do Legislativo Municipal, - PL 061/2022, de Lia Arigatô, que versa sobre as definições da figura do 'animal comunitário' e PL 057/2022, do vereador Bolinha, que denomina oficialmente as ruas do Bairro Alto dos Vilas, em Arraial d'Ajuda; e PL 058/2022, do edil Nilsão, que cria o Dia da Superação.

Pequeno Expediente

No pequeno expediente, o assunto mais pautado pelos edis foram as obras e pavimentação de ruas em todo o município. Destaque para os pedidos de iluminação do trevo do anel viário - Porto Alegre e Mundaí, para evitar acidentes, que tem sido constantes, no local; obras na rotatória do Cambolo; entrada do Hospital HDLEM, na BR; Ladeira do Paraguai; Mercado do Povo; o asfalto ecológico no Sapirara e adjacências; e Itaporanga. Também foi pautada a manutenção em diversas localidades como Fontana, Ladeira do Baianão, Gravatá, Praça da Caixa D'água, Avenida Beira Rio, ruas do Casas Novas e Paraguai; ladeira da Estrada de Caraíva; e operação tapa-buraco na entrada de Porto Seguro.

Os vereadores também falaram sobre outras questões como o abuso das barracas de praia principalmente na Orla Norte, que tem utilizado a faixa de areia impedindo a circulação de banhistas, criando uma espécie de espaço particular. Lembrando que estes espaços são de concessão e utilização pública. Neste quesito, pediram a intervenção da Marinha para o ordenamento local. 

Faixa de Pedestres

Outro assunto foi a questão das faixas de pedestre na Orla Norte e a falta de ordenamento destas. Os edis pediram intervenção da Portran para que o trânsito possa fluir melhor na área. A fiscalização da Portran também foi solicitada para a Estrada da Balsa, por conta do tráfego e trânsito de ônibus de turismo, que tem atrapalhado a fluidez do movimento local.

A Sessão ainda contou com o apontamento sobre a quantidade de moradores de rua, o que causa problemas como insegurança em turistas e moradores e que a gestão deve tentar resolver o mais breve possível. 

Os animais de rua foram pauta, bem como o programa de castração, que não acontece desde março deste ano e a licitação do castramóvel, que ainda não foi finalizada. A insegurança foi outro assunto discutido e uma das solicitações foi a ronda motorizada. Em relação à insegurança, outros três assuntos foram pautados: os cavalos soltos na Estrada de Itaporanga, cujas providências foram pedidas; as placas em Trancosinho e os fios de telefonia preso aos postes e que além de enfeitar todo o município tem sido motivo de medo e vergonha. 

Para finalizar a Sessão, tanto os Requerimentos, quanto as Indicações foram feitas em bloco e aprovadas por unanimidade dos 13 edis presentes na casa.


 Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

 Encontros dão continuidade ao Plano Municipal de Turismo de Cabrália

Sicoob libera mais de R$ 3,5 bi em concessões via Pronampe

Ministério Público lança campanha de incentivo à adoção

Bahia altera expediente em dias de jogos do Brasil na Copa

Estado entrega equipamentos para geração de renda a comunidades tradicionais