Alunos da Escola Manoel Carneiro visitam a Câmara de Porto Seguro

 

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira, dia 28 de abril, teve a presença especial dos alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Prefeito Manoel Carneiro. Acompanhados pela professora Marcela Costa, as crianças foram conhecer o Legislativo Municipal e acompanhar de perto os trabalhos dos parlamentares.

Na ocasião, o presidente da Câmara, Ariana Prates (PL) deu boas-vindas aos alunos e solicitou aos vereadores para se apresentarem aos estudantes. Os parlamentares falaram sobre a importância do papel do Legislativo e da cidadania, bem como a relevância da educação para o futuro do município e do país.

Projetos

A Câmara aprovou quatro projetos de lei, sendo um em segunda votação e outros três em primeira votação (confira abaixo), todos de autoria do Legislativo Municipal.

Já no pequeno expediente, os edis pautaram diversos assuntos. O vereador Bolinha, com o apoio dos demais parlamentares, fez um requerimento verbal solicitando ao Executivo um refeitório e um espaço de lazer para a Escola Prefeito Manoel Carneiro, falou da paralisação, devido a transição de governo, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da importância da conclusão da obra  e a importância da continuidade, da intervenção na Escola Pública Cantinho da Paz, por parte da prefeitura e cobrou um acordo entre o Executivo e a APLB.

O vereador Charles Sena falou da necessidade de Porto Seguro ter um Procon; da falta de manutenção das praças da Vila Valdelte e ressaltou a importância do seu requerimento para implantação parques Infantis nas creches e escolas de educação primária e parabenizou a eficiência do secretário de Serviços Públicos, Luciano Alves.

Roló parabenizou o prefeito Jânio Natal pelas rotatórias na Orla Norte e cobrou também um consenso entre Executivo e APLB, para o cumprimento do direito dos professores.

Trancoso

O edil Farofa solicitou ao administrador de Trancoso, providências em relação à limpeza pública no distrito e pediu aos responsáveis pelas máquinas em Trancoso para atender as demandas relativas às estradas esburacadas. O vereador também expôs sobre o seu requerimento ao Executivo Municipal para a construção de hospital no Complexo Frei Calixto.

Assim como o vereador Farofa, Saulo de Almeida (Avante) destacou em seu discurso a precariedade da limpeza urbana no Litoral Sul, bem como a carência de máquinas para beneficiar estradas vicinais esburacadas na região. Ele solicitou um carro fumacê para as regiões de Chico Mendes, Itaporanga e outras, para combater o mosquito da dengue.

Nilsão usou a palavra para falar sobre a falta de médico em postos de saúde e da superlotação no transporte escolar; sugeriu ao Executivo a construção de escolas nos bairros para atender os alunos e evitar o deslocamento de longas distâncias; solicitou a manutenção do cemitério do Centro e parabenizou ao governo da Bahia pela reforma do Centro Cultural da cidade. Como ele, Lucas Barreto também citou o problema da superlotação do transporte escolar em seu discurso.

A vereadora Lia Arigatô agradeceu ao secretário Luciano Alves pelo início das obras do mercado no Campinho e ao prefeito por cumprir as promessas de campanha. Falou ainda sobre o trabalho que está sendo iniciado para o controle de natalidade de animais de rua e de tutores de baixa renda.

O vice-presidente da Casa, Robson Vinhas parabenizou o prefeito pelas festividades de 22 de Abril, e explicou, em relação a APLB, que o prefeito agendou uma reunião com o sindicato para o dia 20 de maio. Quanto ao transporte escolar, disse que em breve estarão chegando de seis a sete veículos para atender a demanda de transporte escolar.

A  presidente da Casa Ariana Prates parabenizou o prefeito pelos eventos em comemoração ao 22 de Abril e pelo atendimento prestado pela UPA do Baianão, solicitou ao secretário de Obras, a conclusão da quadra poliesportiva de Pindorama e dar mais celeridade nas melhorias da estrutura do mercado do Campinho.

Confira os PL aprovados:
PL do Legislativo Municipal, 2ª votação:

– Projeto de Lei Nº 018/2022, de autoria de Lionete Matsui, que institui a Politica Municipal de Incentivo à Leitura no município de Porto Seguro e dá outras providências.

PL do Legislativo Municipal, 1º votação:

– Projeto de Lei Nº 020/2022, de autoria de Enildo Rodrigues da Gama, que denomina oficialmente como rua Hélio Batista da Silva, via pública conhecida como rua Riacho Doce, bairro Mirante das Caravelas.

– Projeto de Lei Nº 021/2022, de autoria de Nilson Cardoso Bezerra, que cria a Semana Municipal de Conscientização do Autismo –, institui a política municipal de atendimento aos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista e dá outras providências.

– Projeto de Lei Nº 025/2022, de autoria de Lionete Matsui, que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte acompanhados de seus guardiões no sistema de transporte público coletivo do município de Porto Seguro e dá outras providências.

PL do Legislativo Municipal para leitura:

– Projeto de Lei Nº 026/2022, de autoria de Ariana Fehlberg, que dispõe sobre a alteração dos artigos, 8º, 14º e 15º da Lei Municipal nº 1613/21, de 29 de março de 2021, que “Institui o programa de Jovem Aprendiz no âmbito da Câmara de Vereadores de Porto Seguro e dá outras providências”;

– Projeto de Lei Nº 028/2022, de autoria de Anderson Ricelli Nunes Gonçalves, que dispõe sobre a obrigatoriedade da presença de monitores no transporte escolar da rede pública de educação.


 Com informações de Câmara Municipal de Porto Seguro Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Novo Golpe tem assustado empresários em Porto Seguro

Passagens ficam mais caras, mesmo com baixa temporada

Conta de energia terá novo aumento

Ave extremamente rara é fotografada em Belmonte

Porto Seguro tem campeões mundiais de Beach Tennis