Arraial Cine Fest anuncia filmes vencedores de 2023

O Arraial Cine Fest divulgou os vencedores de sua 13ª edição, que aconteceu online entre 06 e 10/02. O grande destaque foi o filme “Patrícia Acioli - Juíza do Povo”, de Humberto Nascimento, levando os troféus Esquina do Mundo nas categorias “Melhor Filme”, “Melhor Filme Documentário de Longa Duração” e “Melhor Filme Brasileiro”.

O curta “Uma Máquina de Imaginário - Orquestra Sinfônica da UFBA”, produzido pela TV UFBA com direção do jornalista e produtor audiovisual Dan Hudson, morador de Porto Seguro, venceu na categoria “Melhor Filme Documentário de Curta Duração”. Dan Hudson foi estagiário e é colaborador do Jornal do Sol. Ao todo, 1.603 pessoas visitaram o site do festival durante o período de exibição dos 33 filmes de 14 países que premiou nove categorias. Veja abaixo link para assistir esses filmes e todos os premiados.

De acordo o curador e coordenador Juca Fonseca, a decisão de continuar com esse formato, que começou por causa da pandemia, foi “devido ao crescente público nas edições virtuais dos últimos anos, com um aumento de mais de dez vezes”. O Festival teve realização do Arrumamala Cinema & Turismo e promoção do Instituto Roque Araújo de Cinema e Audiovisual.

Em 2023, contou com a participação do Cinetour (Comitê Internacional de Festivais de Filmes Temáticos), liderado pelo turco Can Saraçoglu. O Júri foi composto por Roque Araújo, cineasta brasileiro; Carlos Sargedas, cineasta português; Juan Antonio Narro Pietro, jornalista espanhol e Juca Fonseca, cineasta brasileiro.

Ao longo dos anos, o Arraial Cine Fest se consolidou como um dos principais eventos culturais do Sul da Bahia, e tem contribuído para o fomento e o reconhecimento de novos talentos do audiovisual. A expectativa para a próxima edição é de que ainda mais pessoas possam acompanhar as exibições e participar das premiações, ajudando a fortalecer o cinema na região e no país.

Sinfônica da Bahia

“Uma Máquina de Imaginário...” retrata a história e a importância da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) na vida cultural da cidade de Salvador. A realização teve uma equipe de peso, sendo produzido pela jornalista e assessora de imprensa Gisele Santana com o apoio da produtora Karina Serra; som direto de Nattan Cerqueira, profissional de áudio que já trabalhou com grandes cineastas; e coordenação geral da TV UFBA, da premiada jornalista Mariluce Moura.

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia é uma das mais antigas com atividade contínua em Salvador, fundada em 1954. Chegando aos 70 anos, a orquestra é vista como um elo entre a universidade e a sociedade, além de um laboratório de aperfeiçoamento para os estudantes da Escola de Música da UFBA. É considerada uma importante contribuição para o desenvolvimento cultural de Salvador.

Filmes vencedores:

Melhor Filme, Melhor Filme Documentário de Longa Duração e Melhor Filme Brasileiro: “Patrícia Acioli - Juíza do Povo” (Humberto Nascimento) - Brasil

Melhor Filme Documentário de Curta Duração: “Uma Máquina de Imaginário - Orquestra Sinfônica UFBA” (Dan Hudson) - Brasil

Melhor Filme Ficcional de Curta Duração: “MUET” (Rezin Yann) -  França / Itália / Suíça

Melhor Filme Experimental: “Ici le Mistral Soufle Fort” (Sabine Jean) -  França

Melhor Filme de Animação: “Cuerdas” (Pedro Solis Garcia) - Espanha

Melhor Filme Estrangeiro: “Las lágrimas de África” (Amparo Climent) - Espanha

 

 

 


Com informações de Dan Hudson

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Ingressos para a 9ª edição do Música em Trancoso estão à venda

Jogos indígenas são tema de exposição patrocinada pela Veracel

Baianarte encerra 2022 com quase 900 crianças e jovens atendidos

Prefeitura prorroga inscrições para o Salão de Artes de Porto Seguro

Porto Seguro inspira o talento e a obra do artista mineiro Xanxão