ABIH 85 anos: ex-presidentes são homenageados no Senado

Cícero Sena e o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) celebrou 85 anos de fundação em uma Sessão Solene do Senado Federal, no Dia do Hoteleiro, 09/11. Cerca de 300 personalidades da hotelaria e turismo do país participaram da solenidade comandada pelo senador Fernando Collor de Mello, presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo.

Muito emocionado, o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, distinguiu o trabalho de ex-presidentes que fizeram parte da história de fortalecimento da entidade. O empresário Cícero Sena, um dos pioneiros da hotelaria de Porto Seguro, foi homenageado juntamente com Herculano Iglesias, Luiz Carlos Nunes, Enrico Ferme e Nerleo Caus, que estavam presentes; e Eraldo Alves, in memoriam. Eles receberam uma placa em reconhecimento à valorosa contribuição à hotelaria brasileira.

Em seu discurso, Linhares ressaltou que, “desde sua fundação, o objetivo principal de nossa entidade é mostrar às autoridades a importância da hotelaria e do turismo e apresentar sugestões para sua expansão pelo país”. E advertiu sobre algumas medidas que precisam ser tomadas para garantir o crescimento do setor no país. “Precisamos aprovar a Lei Geral do Turismo (LGT) que aguarda votação nessa Casa. É uma das medidas mais urgentes para que possamos estimular a atividade no país”.

O presidente da ABIH Nacional fez questão de enaltecer também o papel fundamental do setor para a recuperação do turismo no país. “Os empresários da hotelaria souberam superar os desafios impostos pela pandemia. Nós movimentamos cerca de 7,2 milhões de reais por ano no país e geramos mais de 1.350.000 empregos diretos e 675.000 indiretos”, afirmou Linhares.

Hotelaria unificada

Cícero Sena relembrou com exclusividade ao Jornal do Sol as principais conquistas durante seu mandato à frente da ABIH Nacional, de 1991 a 1993. “Transformamos o Congresso Nacional de Hotéis, antes restrito a poucos profissionais do setor, em um dos principais eventos de turismo do país. Trouxemos para nosso encontro anual autoridades importantes como o governador do Estado e o ministro da Indústria, Comércio e Turismo; profissionalizamos o evento, dando uma outra visibilidade e importância para nosso congresso”.

Sena destacou que sua gestão conseguiu a liberação, junto ao Banco Central, do parcelamento dos pacotes turísticos para até 12 vezes. “Unificamos também todas as associações hoteleiras existentes na época, de pequenos e grandes hotéis, na ABIH, fortalecendo a associação. A ABIH passou a ser pauta e noticiada pela grande imprensa. E criamos nosso primeiro veículo comunicação, com edição trimestral, e enviada para mais de dois mil hotéis, associações e imprensa”, resumiu.

Autoridades falam

“Com o avanço da vacinação, podemos perceber a volta das atividades no setor. Nossa hotelaria hoje está no mesmo nível dos principais destinos do mundo, graças ao trabalho incansável dos profissionais do setor na busca de soluções e caminhos para seu fortalecimento”, afirmou Collor de Melo.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, disse que “nosso principal patrimônio é o capital humano que faz com que hoje, mesmo diante de tantas adversidades, possamos estar comemorando não apenas essa data importante, mas também a retomada segura do turismo brasileiro”. Durante a sessão foi lançado também o livro “ABIH Nacional: 85 anos”, além de um selo postal e um carimbo alusivo à data.


Com informações de Alexandra Mato

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Brasil Ride tem final emocionante

Produção de soja deve alcançar 6,7 milhões de toneladas

Coral Vivo encontra no Arraial mais uma 'caixa misteriosa'

Laboratório Gontijo incentiva campanhas de prevenção

Expedição Rota Cidadã passa por Porto Seguro