Governo do Estado cria Comitê de Crise para socorrer municípios afetados pelas chuvas 

Na terça-feira, dia 27 de dezembro, dois decretos foram publicados pelo Governo do Estado no Diário Oficial, determinando providências para mitigar os efeitos das intensas chuvas que atingem diversos municípios do interior da Bahia: se tratam do Decreto 21.807/22, que cria o Comitê de Crise – Operação Chuva e o Decreto 21.806/22, que declara situação de emergência em 52 municípios baianos.   

O Comitê de Crise - Operação Chuva, tem como objetivo segundo, definir a atuação institucional dos órgãos integrantes no monitoramento e acompanhamento dos Municípios atingidos pelas chuvas; elaborar sistema de logística para atender às demandas regionais; identificar, em atuação com os municípios, os insumos, medicamentos e itens necessários ao restabelecimento das áreas e comunidades afetadas; fornecer recursos tecnológicos e estruturais para o monitoramento e execução das ações adotadas pelo Comitê; empreender esforços para promover a desobstrução do tráfego em rodovias destruídas  pelas fortes chuvas; coordenar o processo de mobilização e participação social; exercer outras competências correlatas. 

Fazem parte do Comitê de Crise a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra); a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS); a Secretaria da Segurança Pública (SSP); a Secretaria da Saúde (Sesab); a Polícia Militar da Bahia (PMBA); o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA); a Casa Militar do Governador, que coordena as ações; a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb); a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S/A (Embasa). 

Emergência 

O Decreto estadual declarou Situação de Emergência nos municípios de Aiquara, Alcobaça, Aracatu, Arataca, Aurelino Leal, Barra da Estiva, Barra do Rocha, Belmonte, Boa Nova, Caetanos, Canavieiras, Contendas do Sincorá, Dário Meira, Guaratinga, Ibicaraí, Ibipeba, Ibirapitanga, Ibirapuã, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itacaré, Itagibá, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itanhém, Itapebi, Itapetinga, Itaquara, Itarantim, Itororó, Ituaçu, Jequié, Jitaúna, Jucuruçu, Lafaiete Coutinho, Maiquinique, Manoel Vitorino, Maracás, Mascote, Milagres, Mirante, Pau Brasil, Piripá, Planalto, Poções, Prado, Santa Luzia, Tanhaçu, Ubaitaba, Ubatã, e Vitória da Conquista.

Ainda outros 44 municípios têm decretos municipais de Situação de Emergência: Alagoinhas, Baixa Grande, Barra do Choça, Barro Preto, Belo Campo, Brejões, Buerarema, Cachoeira, Caravelas, Cardeal da Silva, Cícero Dantas, Coaraci, Euclides da Cunha, Eunápolis, Fátima, Firmino Alvez, Ibicuí, Iguaí, Inhambupe, Itaju do Colônia, Itajuipe, Itambé, Itapé, Itapicuru, Itapitanga, Jiquiriça, Jussari, Marcionílio Souza, Medeiros Neto, Miguel Calmom, Mutuípe, Nova Itarana, Nova Soure, Nova Viçosa, Olindina, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Ribeirão do Largo, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, São Félix, Teodoro Sampaio, Vereda e Wenceslau Guimarães. Ao todo, 110 municípios foram afetados pelas precipitações (Confira a lista abaixo).

Ações

Em Jequié, um dos municípios mais afetados pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio do 8° Grupamento de Bombeiros Militar, que conta com 50 profissionais, resgatou 268 pessoas e 25 animais. Centro, Ceavig, Mandacaru, João Romão, Curral Novo e Jequiezinho são as localidades mais afetadas.  

Em Mirante, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer-PMBA) levou água, comida, fraldas, remédios e roupa até os moradores isolados pela água, nos distritos de Barreiros e Areião. 

 O CMBA também atende com grupamento maior em Ipiaú, ao todo são mais 16 profissionais que utilizam embarcações e viaturas são utilizadas para o resgate de pessoas e animais em áreas alagadas. 

 Estradas

A região de Jequié também teve alguns trechos de estradas e vias estão com tráfego interrompido, como a Ponte sobre o Rio de Contas, na BA-650, entre Ipiaú e Itagibá, onde o nível da água invadiu a pista; a cabeceira da ponte sobre o Rio de Contas, na BA-130, entre a BR-330 e o acesso ao distrito de Itajuru, Jequié, que sofreu erosão, e foi interditada com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE); além de outras duas pontes sobre o Rio de Contas, nos quilômetros 00 e 01 na BA-647, entre Aiquara e Palmeirinha. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) disponibilizou equipe técnica para acompanhar as ocorrências e, após a redução do nível da água no local, avaliará a estrutura dos equipamentos. 

Abertura de Comportas

O Reservatório da Usina da Pedra, situado na Bacia do Rio de Contas, na região de Jequié, recebeu um volume de água expressivo em decorrência das fortes chuvas, e teve que abrir suas as comportas para controle de cheia, elevando o nível de água do Rio de Contas e gerando alagamentos e inundações nos municípios circunvizinhos e deixando 500 desalojados, 109 desabrigados e 6.500 outros pelas fortes chuvas. 

Os dados gerais da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) apontam que, em todo o Estado, até a manhã da segunda-feira, dia 26, com base em informações repassadas pelas prefeituras das cidades alagadas, 2.212 pessoas estão desabrigadas, 24.758, desalojadas, e 178.091 são afetadas pelos efeitos diretos do desastre. Foram registrados ainda sete feridos e um óbito. No total, 205.071 pessoas foram atingidas pelas enchentes em 110 municípios baianos. 

Municípios afetados: 

  1. Aiquara 
  2. Alagoinhas 
  3. Alcobaça 
  4. Almadina 
  5. Aracatu 
  6. Arataca 
  7. Aurelino Leal 
  8. Baixa Grande 
  9. Barra da Estiva 
  10. Barra do Rocha
  11. Barra do Choça 
  12. Barro Preto
  13. Belmonte 
  14. Belo Campo 
  15. Boa Nova 
  16. Brejões 
  17. Buerarema 
  18. Cachoeira 
  19. Caetanos
  1. Canavieiras 
  2. Caravelas 
  3. Cardeal da Silva 
  4. Catu 
  5. Cícero Dantas 
  6. Cipó 
  7. Coaraci  
  8. Contendas do Sincorá
  9. Dário Meira 
  10. Euclides da Cunha 
  11. Eunápolis 
  12. Fátima 
  13. Firmino Alvez 
  14. Floresta Azul 
  15. Guaratinga
  16. Guanambi 
  17. Gandú
  18. Ibicaraí 
  19. Ibicuí 
  20. Ibipeba 
  21. Ibirapitanga
  22. Ibirapuã 
  23. Iguaí 
  24. Ilhéus  
  25. Ibirataia 
  26. Ibotirama 
  27. Itagi 
  28. Itamaraju 
  29. Inhambupe 
  30. Ipiaú 
  31. Itabuna 
  32. Itacaré
  33. Itagibá
  34. Itaju do Colônia 
  35. Itajuipe 
  36. Itamaraju
  37. Itambé 
  38. Itanhém
  39. Itapé 
  40. Itapebi 
  41. Itapetinga 
  42. Itapicuru 
  43. Itapitanga 
  44. Itaquara 
  45. Itarantim 
  46. Itororó  
  47. Ituaçu 
  48. Jequié 
  49. Jiquiriça 
  50. Jitaúna
  51. Juazeiro 
  52. Jucuruçu 
  53. Jussari 
  54. Lafaiete Coutinho 
  55. Maiquinique 
  56. Manoel Vitorino
  57. Maragojipe 
  58. Maracás  
  59. Marcionílio Souza 
  60. Mascote 
  61. Medeiros Neto 
  62. Miguel Calmom 
  63. Milagres 
  64. Mirante 
  65. Mutuípe 
  66. Nova Itarana 
  67. Nova Soure 
  68. Nova Viçosa 
  69. Olindina 
  70. Pau Brasil 
  71. Piripá 
  72. Planalto 
  73. Poções 
  74. Porto Seguro 
  75. Prado 
  76. Ribeira do Pombal 
  77. Ribeirão do Largo 
  78. Santa Cruz Cabrália 
  79. Santa Cruz da Vitória 
  80. Santa Luzia 
  81. Santo Antônio de Jesus 
  82. São Félix 
  83. Sátiro Dias 
  84. Teixeira de Freitas 
  85. Tanhaçu
  86. Teodoro Sampaio 
  87. Ubatã  
  88. Ubaitaba 
  89. Vereda 
  90. Vitória da Conquista 
  91. Wenceslau Guimarães 

 Com informações e fotos da Ascom Gov BA 

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