Ataque antissemita é denunciado em Porto Seguro via redes sociais

Na sexta-feira, dia 2 de fevereiro, em Arraial d’Ajuda, a proprietária de uma loja de artigos místicos, localizada no centro do distrito foi vítima de um ataque antissemita. Herta Breslauer, de 54 anos, que é judia, foi atacada por uma chilena que desferiu um tapa no rosto da vítima, a xingou e derrubou e quebrou diversos itens da loja, causando ainda prejuízos.

A agressora acusou a vítima de ‘sionista’ e de estar ‘matando criancinhas’, referindo-se ao conflito entre Israel e os palestinos, no Oriente Médio. Dois homens e o namorado da agressora entraram na loja para contê-la.

Herta gravou um vídeo no momento do ataque, onde é possível ver seus insultos, palavrões e o momento em que é contida. Outro vídeo da empresária, após registrar boletim de ocorrência, ela relata que foi atacada somente pelo fato de ser judia.

Um Inquérito Policial foi instaurado na Delegacia Territorial de Arraial d’Ajuda, para apurar os crimes de racismo, ameaça, dano e lesão corporal. A agressora, que já contou sua versão dos fatos está impedida de sair do País. Além disso, também não poderá contatar a vítima.

Domingo

Já no domingo, dia 4 de fevereiro, um possível caso de transfobia ocorreu em Porto Seguro, em um restaurante na Tarifa dos Pescadores. Na ocasião, Gabi Fiori alegou ter sido impedida pelos funcionários da casa, de usar o banheiro feminino.

No vídeo, uma segurança do local aborda a entrada dela no banheiro feminino do estabelecimento, a direcionando para um banheiro de uso misto. A segurança, segundo a vítima disse que várias pessoas se sentiram incomodadas com a presença dela no banheiro feminino.

Em nota, nas redes sociais, o Grupo Gallo emitiu uma nota informando que “vêm a público pedir desculpas pela abordagem inadequada em nosso estabelecimento, ocorrida em 04.02.24. Entendemos que a atitude foi prejudicial e feriu a dignidade de indivíduos transgêneros, o que não condiz com os valores de respeito, dignidade e inclusão social que todos merecem (...) Agradecemos pela oportunidade de aprendizado que este episódio nos proporcionou. Estamos empenhados em agir de maneira mais consciente e empática daqui para frente”, finalizou a nota.


Imagem: Redes Sociais

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