São Sebastião: Fé e festejos fazem parte da tradição

Na quinta-feira, dia 20 de janeiro, o dia de São Sebastião foi celebrado em Porto Seguro e distritos. As honras ao santo protetor da peste, fome e guerra incluíram novenário, que aconteceu na Igreja de São Sebastião, na sede do município; subida de mastro, samba de couro, parquinho, almoço, procissão, missa e batizado. Porto Seguro todo apresentou diversas manifestações culturais e religiosas e mantém a tradição que, em muitos locais já é quase centenária.

Arraial também festejou o santo com mastro, missa, procissão e a novidade: o Boi Bumbá. Os festejos seguiram por todo o dia. Os festeiros de Arraial se reuniram na Casa de Apoio aos Romeiros, na Praça da Igreja e serviram um almoço comunitário.

Em Trancoso, os festejos tiveram início na noite do dia 19, às 20h, na Casa das Festas Tradicionais do Povo de Trancoso. Apresentações regionais, o famoso Samba de Couro e a subida do mastro, que recebeu uma decoração com pedras para homenagear o patriarca da família de festeiros deste ano.

Nativos

Em Caraíva, as festividades são realizadas tradicionalmente por nativos. Este ano, a família de Shirley dos Santos Silva foi a festeira da Vila. Ao todo cerca de 25 pessoas da família ajudaram, além de amigos que sempre estão por lá para dar uma mãozinha. Um deles foi o artista Lelê, que desde o ano passado presenteia a comunidade com uma bandeira pintada à mão. “O evento é sempre muito organizado. Temos apoio da Polícia, do Corpo de Bombeiros e da comunidade, principalmente no que diz respeito à conscientização da preservação da Vila”, contou.

Para angariar fundos para a festa, a família realizou eventos durante o ano, além de receber doações. “A comunidade toda ajuda. No dia da festa, servimos um almoço comunitário, além de cerveja, refrigerante e água para todos. Recebemos cerca de 2 mil pessoas para os festejos no dia 20”, declarou.

Religioso

A festa, que acontece na Praça da Igreja teve missa e o batizado de 19 crianças. “É tradição de muitas famílias batizar no dia de São Sebastião, eu mesma recebi este sacramento no dia do santo. Depois da missa, eu, minha tia Dilza e minha prima Sueli, organizamos a procissão, que foi seguida de leitura e uma explicação sobre quem foi São Sebastião, além de explicar que ele não morreu amarrado e com flechas pelo corpo, como todo mundo acha. Ele foi morto a pauladas”, explicou.

Finalizada a parte religiosa é liberada a festa, o batuque e as atrações musicais - Caraivana, Os 3 da Vila, Law Lima, DJ Nalla, DJ Moisés Mafra e convidados especiais. Além disso, um parquinho para as crianças foi montado. Cachorro quente, pipoca e algodão doce também fizeram a festa dos pequenos.

Festeiros

A família de Shirley é festeira desde a época de seus avós e mesmo os mais novos não deixam perder a tradição quase centenária. Ela explica que a festa não tem início no dia 20. Ela se inicia muito antes, no dia 1º de janeiro. “Nesse dia, subimos o rio de barco para buscar o mastro. Aqui existe uma tradição: são dois mastros – um levado pelas mulheres e outro pelos homens. Já no dia 6, as mulheres enfeitam o mastro, enquanto os homens aguardam para colá-los e subir o mastro em frente a igreja. Neste dia também tem festa, mas somente até a meia-noite. Mas no dia 20, a festa é a noite toda”, revelou.    


 Fotos: Débora do Carmo (Arraial) Léo Barreto (Caraíva) 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

USF de Porto Seguro tem novos horários de atendimento

Porto Seguro inicia vacinação infantil

Governo da Bahia reduz novamente limite de público para eventos

São Sebastião é celebrado em Porto Seguro e distritos

Caraíva Folia cancela Carnaval de rua no distrito