Setembro Verde: prevenção do câncer de intestino é o melhor tratamento

O Setembro Verde - mês de prevenção ao câncer colo retal vai difundir informações relevantes sobre os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada de cólon e no reto. Terceiro mais frequente no mundo e segundo tipo mais comum de câncer no Brasil, a doença possui alta taxa de cura - acima de 80% - quando diagnosticada e tratada precocemente. A estimativa mais recente do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 41.010 novos casos, sendo 20.540 em homens e 20.470 em mulheres. Cerca de 70% dos pacientes diagnosticados com o tumor têm mais de 50 anos de idade.

De acordo com o médico urologista e cirurgião Josdanei Carneiro Silva, diretor técnico do hospital Neurocor, o câncer colo retal é o resultado do crescimento desordenado de células do intestino grosso ou do reto e acomete homens e mulheres na mesma proporção.

“A maioria dos tumores acometem o intestino grosso (cólon), sendo o lado esquerdo mais frequente, em cerca de 75% dos casos. É o segundo mais frequente nas mulheres ficando atrás do câncer de mama e o terceiro nos homens atrás apenas de próstata e pulmão”, explica.

Diagnóstico

O médico aconselha iniciar avaliações médicas a partir dos 45 anos de idade, pois o diagnóstico precoce aumenta a possibilidade de cura. “A mortalidade por câncer cólon-retal vem caindo, mas ainda é alta: 50% dos casos levam à morte. 90% dos cânceres cólon-retais são precedidos de um pequeno tumor chamado pólipo adenomatoso que, com o passar dos anos podem se transformar no câncer. Descobrir e retirar estes pólipos precocemente diminuirá grandemente o aparecimento do câncer”, ressalta.

Os exames que podem diagnosticar a doença são a colonoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes, que devem ser indicados pelo seu médico, quando necessário. Josdanei salienta que os principais sintomas são a presença de sangue nas fezes, mudança do hábito intestinal (aparecimento de obstipação ou diarreia persistente), fezes com diminuição do calibre, cólica abdominal, distensão abdominal e em casos mais avançados perda de peso, anemia e cansaço.

“Já os fatores de risco são obesidade, tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, consumo de muita carne vermelha e embutidos e histórico familiar. Manter hábitos e alimentação saudáveis podem minimizar o aparecimento do câncer colo retal”, destaca, informando que o tratamento dependerá do estágio e do local de acometimento e pode ser composto de cirurgia, quiomioterapia e radioterapia juntos ou separados.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Quase 80 mil pessoas já foram imunizadas em Porto Seguro

Empreenda no Insta é realizado no Solar do Imperador 

Prefeitura divulga nota de esclarecimento sobre ação realizada na Orla Norte

Casa Dia realiza campanha de arrecadação

Solar do Imperador abre seleção de currículos para contratação