Verba da Educação terá aporte desbloqueado pelo Governo


Na sexta-feira, dia 7 de outubro, o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou em um vídeo publicado em seu Instagram que recuou da decisão de bloquear a verba de R$ 2,4 bilhões da pasta, que impactaria universidades e institutos federais.

A decisão pode ter sido impulsionada após forte pressão de reitores e estudantes, na quinta-feira dia 6 de outubro, a exemplo de manifestação feita nas ruas de Salvador.

Sem Data

No vídeo, o ministro, apesar de revelar que haverá a liberação dos valores, não explica quando será a liberação e se o desbloqueio é total ou parcial.

Em sua fala, Victor relata que "o limite de empenho será liberado para universidades federais, institutos federais e a Capes".

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), afirmou que instituições não teriam dinheiro para pagar contas básicas caso o MEC insistisse no bloqueio, ideia endossada, inclusive pelo IFBA e UFBA, em reportagem já veiculada pelo Jornal do Sol. (Acompanhe pelo Leia Também)


 Com informações do Governo Federal Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sem orçamento, funcionamento do IFBA está ameaçado a partir de novembro desse ano 

Cortes de verbas federais afeta funcionamento da UFSB

Biblioteca de Caraíva: O mundo dos saberes está ameaçado

Estudantes da Uesc são laureados com 5 premiações da Expocom

Escola militar se destaca no IDEB baiano