Entrega de declaração do IR começa em 15 de março

A partir do dia 15 de março, tem início o período de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF/2023), do ano base de 2023, que será finalizado em 31 de maio.

De acordo com o supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, este ano, todos os contribuintes poderão usufruir da declaração pré- preenchida.

“Como a maioria das informações que serão disponibilizadas aos contribuintes pela declaração pré-preenchida chegarão à Receita Federal no final de fevereiro, há a necessidade de um prazo para consolidação dos dados. Esse preenchimento prévio no sistema proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, explica.

Declaração

De acordo com as regras atuais da Receita Federal, pessoas com rendimento anual superior a R$ 28.559,70 em 2023, devem declarar o imposto de renda. Para enviar a declaração, o contribuinte tem as opções de utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda; e o preenchimento online, pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal, o E-CAC. Há ainda o programa gerador do imposto de renda para computadores, que que deverá estar disponível em breve.

Importante frisar que, a multa por atraso nas declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74.


Com informações do Governo Federal e fotos Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

8° BPM e K9 Baruk realizam apreensão de frogas em Cabrália

Casa pega fogo no Areião; vaquinha está sendo feita para reconstrução

Repasse do governo para UFBA é 7% menor que do ano passado

Em oito semanas, Brasil registra mais de 973 mil casos de dengue

Projeto Viver Melhor retoma atividades