Fundo tem crédito especial para modernizar empresas turísticas

Em 2024, a Bahia terá, inicialmente, R$ 10 milhões disponíveis para a modernização de empresas que desenvolvem atividades turísticas. Os recursos são do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), programa do ministério que cuida do setor, destinado a financiar capital de giro, reforma e aquisição de equipamentos para meios de hospedagem, bares e restaurantes, agências de viagens e empresas de transporte.

Os recursos serão disponibilizados pela Agência de Fomento do Estado (Desenbahia). “Trabalhamos com o Fungetur desde 2020. No período, já liberamos R$ 12,5 milhões. Essa parceria com o Governo Federal foi muito importante para auxiliar o setor no enfrentamento da pandemia. Agora, ela será relevante para alavancar os investimentos em turismo”, disse o presidente da Desenbahia, Paulo Costa.

Para poder realizar operações de financiamento com recursos do Fungetur, as empresas precisam estar inscritas no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo. Costa destaca que, “com juros reduzidos, a linha de crédito para investimento fixo prevê o pagamento em até 240 meses, sendo a carência de até cinco anos; para capital de giro, o prazo chega a 78 meses para pagar, com carência máxima de dois anos”.

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou, em Brasília, das negociações que resultaram na oferta de crédito federal para a indústria do lazer no país. “O turismo baiano tem crescido acima da média nacional. Esse quadro favorável deverá estimular as empresas a ampliar seus serviços turísticos no estado, usando essas condições especiais de financiamento”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

“É a melhor linha de crédito do mercado, com a oferta de um pacote completo e excelentes taxas de juros ”, afirma o presidente do Conselho Baiano de Turismo (CBTur), Roberto Duran. O nível de participação para investimentos pode chegar até 80% do valor fixo total do projeto.

Fungetur

O Fundo Geral de Turismo (Fungetur) é um fundo especial de financiamento vinculado ao Ministério do Turismo com orçamento específico, patrimônio próprio e autonomia financeira e orçamentária. Tem por finalidade o fomento e a provisão de recursos para o financiamento de empreendimentos turísticos considerados de interesse ao desenvolvimento do turismo nacional, bem como o suporte financeiro no desenvolvimento de políticas públicas de fomento à atividade turística.

O Fungetur estrutura-se em política de financiamento cujas operações são realizadas por intermédio de agentes financeiros credenciados, mediante celebração de contrato administrativo com o Ministério do Turismo para ofertarem essas linhas de crédito para os empresários do setor turístico nacional.

As linhas do fundo abrangem os financiamentos privados em capital fixo, as obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos, bens e capital de giro.


Com informações da Ascom Setur-BA e Ministério do Turismo

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro divulga calendário de eventos para 2024

Porto Seguro volta a receber voo semanal direto de Buenos Aires

Votação online elege as mais incríveis atrações turísticas de Cabrália

A melhor moqueca baiana é do Maroca!

Leilão do novo aeroporto internacional está previsto para julho/24