PIX acaba com DOC e TEC

O sistema de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) foi encerrado definitivamente na quinta-feira, 29 de fevereiro, pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Utilizado por décadas, a modalidade era oferecida pelos bancos até o dia 15 de janeiro, com possibilidade de agendamento das transferências o dia 29. Outro serviço que também foi extinto é a Transferência Especial de Crédito (TEC), operação realizada exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

Isso por que segundo a Febraban, as operações via DOC, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos. Com o lançamento do PIX, em novembro de 2020, essas transferências caíram ainda mais em desuso. Atualmente, de acordo com o Banco Central, 61% dos brasileiros utilizam o PIX como forma de pagamento.

Desuso

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, explicou que tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. “Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, ressaltou.


Com informações da Febraban Foto Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Proprietário e prefeitura têm impasse em caso de servidão na Estrada da Balsa

Casa pega fogo no Areião; vaquinha está sendo feita para reconstrução

Repasse do governo para UFBA é 7% menor que do ano passado

Em oito semanas, Brasil registra mais de 973 mil casos de dengue

Projeto Viver Melhor retoma atividades