Após a alta de casos de Covid-19 no Brasil, uma nota técnica emitida pela Secretaria de Vigilância em Saúde acendeu um alerta e levou o Ministério da Saúde a recomendar novamente o uso da máscara no Brasil. O aumento dos casos de Covid está ocorrendo em todo o país. A nota ainda pede a ‘intensificação da vigilância genômica’ para sequenciamento e monitoramento das variantes do novo coronavírus que circulam no País.
De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número de novos casos de Covid-19 no Brasil aumentou 134% em relação aos sete dias anteriores. Já a média móvel de vidas perdidas pela enfermidade cresceu 24,3% considerando o mesmo comparativo.
Ainda segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, a Bahia segue estável. No Estado há 1.105 casos ativos, com 11 internações em enfermaria adula e 18 em pediátrica. Já na UTI adulto há 23 pessoas e na pediátrica, 8 casos.
A preocupação do MS é com as sublinhagens originárias da ômicron, subtipo do vírus que resultou num grande número de mutações. Outro dado preocupante é a cobertura vacinal. Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) a primeira dose atingiu 92,07% do público alvo estimado com mais de 12 anos. Já a dose única + reforço soma 85,54%. A terceira dose foi em apenas 59% das pessoas que precisam ser imunizadas. Na quarta dose o número de vacinados cai ainda mais, para 44,77%.
Em relação às doses pediátricas, a primeira imunização submeteu 72,16% das 1.476.908 crianças entre 5 e 11 anos, ante os 48,77% da D2. Já a vacinação para crianças entre 3 e 4 anos ainda tem pequena adesão, dos 410.459, apenas 7,46% dos bebês foram imunizados em primeira dose, ante 2,53% vacinados com o reforço.
Com informações do Ministério da Saúde Foto: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Bahia têm concursos abertos para Educação, PM e Bombeiros
Programa de Formação da Veracel tem sua aula inaugural
Convenção anual do Grupo La Torre premia colaboradores destaque
Alunos do Baianarte participam de palestra sobre consciência ambiental
Skatista de Porto Seguro consegue vaga para campeonato brasileiro