Bahia tem 278 vagas para o Mais Médicos; inscrições até 31 de maio

As inscrições para o novo edital do Programa Mais Médicos terminam na quarta-feira, 31/05. São 278 vagas para a Bahia distribuídas por 158 municípios. Na Costa do Descobrimento são seis postos. Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Eunápolis têm uma vaga cada; já em Belmonte são três.

Os participantes podem receber até R$ 475 mil de incentivo para atuação em regiões vulneráveis. No total são 5.970 vagas para 1.994 cidades de todas as regiões do Brasil, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país.

Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país. A previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

As inscrições são pelo Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP). Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferência.

O programa visa garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais. E traz aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em áreas mais vulneráveis.

Para o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, as novidades incorporadas pelo Mais Médicos este ano buscam atrair e valorizar o profissional que participa do programa e, assim, garantir o cuidado da população e das comunidades.

“O novo Mais Médicos está ofertando quase 6 mil vagas no programa e quem participa tem a chance de garantir a formação em Medicina de Família e Comunidade. Nosso objetivo é que os profissionais com registro no Brasil ocupem as vagas que estão sendo ofertadas e por isso pensamos em tantas estratégias de incentivo”, reforça.

Atualmente, mais de 8 mil médicos atuam no Programa e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de 1.000 vagas inéditas para a Amazônia Legal. Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais.

Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em Distritos Sanitários Indígenas (DSEIS), inclusive no território Yanomami que se encontra em situação de emergência sanitária.

A expectativa do Governo Federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS.


Fonte: Ministério da Saúde - Foto: Alejandro Zambrana/MS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro aparece entre os destinos mais procurados para julho

Senado mantém hotelaria entre os beneficiados pelo Perse

Veracel vai ter novo Diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais

Estado publica licitação para construção do novo Aeroporto Internacional

Porto Seguro Praia Resort tem novo gerente comercial